Monte Verde: gastronomia e artesanato

Na minha primeira viagem para Monte Verde, lembro que fiquei encantada pela região. Me hospedei na pousada Provence Cottage & Bistrô, que é espetacular, e fiz um gostoso passeio de 4×4, que além de me levar a uma trilha maravilhosa até a Pedra Redonda, também mostrou um pouco da cidade e passou por  uma fábrica de chocolates, uma de cachaça e uma de embutidos.

Voltei para Belo Horizonte sabendo que eu passaria pela cidade novamente. Fiz isso e o passeio, além de ter sido delicioso, foi bem diferente do primeiro. Dessa vez, fiquei de sexta-feira à domingo, em uma pousada mais próxima do Centro e aproveitei para desvendar bons restaurantes e lugares com artesanatos diferenciados.

Para comer:

Em Monte Verde não faltam opções para almoçar e jantar, mas confesso que escolhi muito bem quando optei pelo Villa Donna Bistrô. Além do ambiente lindo e intimista, o cardápio é riquíssimo e os pratos contam com ingredientes sazonais, de produtores locais.

Não é um lugar para ir com pressa, afinal, tudo é feito na hora, do jeito que tem que ser. Mas quando a comida chega à sua mesa, ela surpreendem pela apresentação, pelo sabor e pela harmonia entre os ingredientes.

Nossos pedidos foram Risoto Roma, que é um risoto com filé mignon picado, queijo gorgonzola, parmesão e favo de mel; Risoto Rabada, preparado com rabada desfiada cozida por 30 horas, em baixa temperatura, acompanhado de agrião; Arancini, que é um bolinho de risoto com bacon, ervas, parmesão e queijo; e Creme Brulée, uma sobremesa francesa preparada com ovos caipiras, que foi executada de forma perfeita e conquistou meu coração.

Mas se você é do tipo que acredita que as melhores histórias começam quando as taças ficam vazias, eu recomendo muito que tire uma noite para visitar o agradável Wine Not Bar. 

Em um ambiente charmoso, discreto e com um deck super romântico, a casa oferece vinhos em taça com valores entre R$ 10,00 e R$ 45,00. A proposta é que você deguste várias opções enquanto experimenta os pratos e petiscos do cardápio, que são deliciosos e elaborados com ingredientes de pequenos produtores.

Começamos com os canapés de bacon caramelizado e de queijo brie (melhor brie da vida), e aproveitamos uma sequência de vinhos (branco, rosé e tinto).

Depois escolhemos os pratos principais e enquanto eles não vieram aproveitamos uma taça do vinho branco, que foi o nosso preferido no momento da degustação. Pedimos o Medalhão de Mignon com Aligot de Batata Doce e a Truta gratinada com queijo brie e parmesão tipo grana. Os pratos, que estavam impecáveis, foram servidos com ótimos vinhos tintos, em uma harmonização perfeita.

Finalizamos a noite com uma sobremesa diferente e surpreendente: mousse de queijo catupiry com redução de vinho do Porto!

Para os cervejeiros de plantão a sugestão é um passeio na Fritz Bier, uma cervejaria local que conta com um cardápio repleto de petiscos especiais e também faz uma interessante visita guiada à fábrica, mostrando o processo de produção e de conservação da cerveja.

No bar, recomento que experimente o Pastel de barriga de porco com catupiry. É demais!

Se quiser adoçar seu passeio com chocolates e sobremesas especiais, visite a loja do Chocolate Montanhês. As tortas são leves e extremamente saborosas e o atendimento é muito gentil. Lá também tem ótimas opções de presentes para você comprar para amigos e pessoas especiais.

Agora, vou te dar uma dica extra, que quero muito que você anote: pegue seu carro e vá almoçar no restaurante alemão Rasselbock. Ele não fica no centrinho de Monte Verde, mas é espetacular tanto pela comida, quanto pelo ambiente e pela vista linda das árvores e da natureza.

Tire parte do dia para conhecer o lugar, tomar boas cervejas e relexar. Lá cada prato tem uma história e o chef Christian Batušić tem o objetivo de preparar os pratos do jeito que aprendeu em casa, sem nenhuma adaptação.

Para um jantar intimista e exclusivo

O bistrô da Pousada Provence Cottage é excelente para aqueles que querem uma noite romântica em um lugar reservado, com iluminação baixa e fora do Centro. Lá não é exclusivo para hóspedes, mas a reserva é obrigatória.

O jantar é em formato degustação e é inexplicável. O Ari Kespers, chef de cozinha e sócio da pousada, mistura os ingredientes de forma única e cria pratos que geram sensações maravilhosas e transmitem muito afeto.

O menu você tem que consultar no dia, afinal, ele só trabalha com ingredientes sazonais. Mas se quiser uma dica, apenas vá e se surpreenda.

Para levar pra casa

Antes de ir embora passe na Casa da Tia Nata para comprar geleias, ver o espaço charmoso onde elas são produzidas e dar comida para os esquilos. No jardim da casa tem vários e é muito divertido.

Por fim, não deixe de provar as Prímulas. O doce é típico de lá e é muito bom. Trouxe uma caixinha para casa e mesclei entre chocolate branco e chocolate amargo, todos amaram. Esse doce é vendido em vários lugares, mas eu comprei na Fábrica de Chocolate Gressoney.

Arte e artesanato

A rua principal de Monte Verde é repleta de lojas e de opções de artesanato, então, se caminhar com calma, você vai encontrar muita coisa linda. Mas eu confesso que os trabalhos que mais me encantaram estavam em lugares mais escondidos, por isso decidi separar esse espaço e falar apenas sobre eles.

Um lugar que você não pode deixar de conhecer é a Galeria Paula Unger, que fica em uma casa linda em um ponto bem alto, reúne trabalhos magníficos da ceramista e de artistas convidados. Lá tem obras de arte, objetos decorativos, utilitários e peças especiais para jardim. Um sonho!

Também fiquei apaixonada pelos Azulejos Mazal são feitos por um português que ama o que faz e que é uma simpatia. Além de pratos e objetos de decoração, ele também faz projetos inteiros para casas, igrejas etc. A loja é uma rua atrás da avenida principal e é um sonho. Vale muito a pena visitar.

Outro lugar que descobri por acaso e amei foi o Ateliê de Cerâmica do Lelé. Ele faleceu e hoje quem cuida é a esposa, que está realizando um trabalho lindo por lá e também oferece cursos para moradores e turistas. As peças são maravilhosas e com ótimo acabamento.

Claro que fiz compras em todos os lugares, eu não resisti. Todos aceitam cartão e tem ótimo atendimento. Eu que adoro conversar e saber a história dos lugares e das pessoas, então saí encantada com tudo que ouvi, vi e aprendi.

Onde ficar

Na minha primeira viagem para Monte Verde eu fiquei na pousada Provence Cottage & Bistrô, que é mais longe do Centro, mas que proporciona uma experiência única e muito intimista. Lá, como eu mencionei antes, tem um bistrô de alta gastronomia, que também é aberto para não hóspedes (apenas com reservas).

Nessa segunda visita eu hospedei na Estalagem Mandeville, que é uma pousada deliciosa e próxima ao Centro. Lá tem vários chalés, tem piscina e o visual é lindo.

Fiquei em um chalé com hidromassagem, varanda e vista para as Araucárias e consegui descansar bastante. A cama é uma delícia e a roupa de cama também.

Caso queira conhecer outras opções, pesquise no Google, leia os comentários e veja as observações sobre localização, café da manhã e atendimento. A cidade é repleta de opções e os preços variam muito. Com certeza você vai encontrar um lugar que seja a sua cara!

Aproveite o passeio, porque Monte Verde é demais!

Informações Importantes:

Villa Dona Bistrô: Galeria Europa, no Calçadão. Esquina da Av. Monte Verde com a Rua Rolinha. Telefones: (35)3438-1881 ou (11)97053-2626 .

Wine Not Bar: Av. Monte Verde, 693 – loja d. Telefone: (35) 3438-1660.

Fritz Bier: R. Rolinha, 40. Telefone: (35) 3438-2414.

Chocolate Montanhês: Av. Monte Verde, 969 – Loja 1A. Telefone: (35) 3438-1782

Rasselbock: dentro da Fazenda Hotel Itapuá, na Estrada de Monte Verde KM 03. Telefone: (11) 98928-4020.

Provence Cottage & Bistrô: R. Cedrus Libani, 380, Parque das Araucárias. Telefones: (11) 97577-3381 ou (35) 3438-1467.

Casa da Tia Nata: R. Bem-te-vi, 459.

Fábrica de Chocolate Gressoney: Av. Monte Verde, 636, Centro. Telefone: (35) 3438-2883.

Galeria Paula Unger: R. da Represa, 1307. Telefone: (35) 3438-1470.

Azulejos Mazal: Rua das Siriemas, 95. Telefone: (35) 3438-1118.

Ateliê de Cerâmica do Lelé: Av. da Fazenda, 214. Telefone: (35) 3438-1299.

Estalagem Mandeville: Av. das Montanhas, 161. Telefone: (35) 3438-1389.

Beijos, Isabela.

Deixe uma resposta

Rolar para cima