Um dia de passeio em Monte Verde

Como eu comentei no post anterior, no mês de dezembro eu fui para Monte Verde, um distrito de Camanducaia, e fiquei uma noite na Provence Cottage & Bistrô, que é uma pousada maravilhosa.

Foi uma viagem minha e do Fernando, e queríamos curtir em um ritmo mais lento, já que estávamos muito cansados da correria do final do ano. Aproveitamos o dia que chegamos só para descansar e curtir a pousada, então tivemos apenas o segundo dia  para passear – e esse já era o dia de ir embora.

Mesmo com pouco tempo deu para fazer uma programação bem gostosa, que nos deixou apaixonados pela região e com muita vontade de voltar (vamos em março/2019).

Começamos o dia com um passeio de 4×4 realizado pela Companhia 4×4, que eu descobri no Google uma noite antes e reservei rapidamente pelo Whats App. Foi uma ótima descoberta,  nós realmente adoramos!

A guia Karine, única guia mulher da região, foi muito simpática e super pontual. Marcou 9h45min na pousada e estava lá exatamente no horário, do jeito que tem que ser.

O passeio começou pela Pedra Redonda, que tem uma vista linda, linda, linda da Serra da Mantiqueira e da cidade. Para chegar até lá tem uma trilha bem fácil, de aproximadamente 30 minutos, com uma parada no caminho para apreciar um mirante. 

Nós não estávamos com roupa de trilha e nem por isso passamos dificuldades. No nosso grupo tinha uma senhora e também algumas crianças e tudo fluiu muito bem, então acho que é um passeio adequado para todas as idades e a vista compensa tudo, veja:

Depois da trilha, seguimos no passeio e passamos na Loja de Embutidos Artesanais do Manduca, na Fábrica de Chocolates Monte Verde, na Destilaria Monte Verde e no Mirante do Aeroporto.

Ao longo do trajeto a Karine nos mostrou algumas das pousadas mais caras e diferentes da região, e nos contou um pouco sobre a história do local. Foi muito legal!

Ela disse que lá tem a Galeria de Arte Paula Unger, que é maravilhosa e reúne trabalhos de artes em argila e cerâmica, em um local lindo em meio a natureza. Fiquei muito curiosa, mas eles estavam em recesso, então não pude conhecer.

Pesquisei no site de Monte Verde e adorei o que vi, por isso já estou deixando a dica aqui. É um passeio que com certeza farei quando voltar à cidade.

Na parte da tarde, andamos um pouco no Centro, que é a região das famosas casinhas coloridas. Lá estão todas as lojas de artesanato e todos os restaurantes. É uma rua bem bonita, montada para turista, que tem um clima super agradável. 

Como o tempo era curto, nós escolhemos de forma aleatória nossas paradas. Almoçamos no Dona Mucama, um restaurante com um ambiente bem agradável e um ótimo atendimento. Pedimos um único prato, que era um Mix de Salsichas Alemãs e estava delicioso.

De lá fomos tomar um chocolate quente e entre as diversas opções, nós paramos na Fábrica de Chocolate Gressoney

Também passamos na loja Mistral Verde, que é uma loja especializada em vinhos e tem taças para degustação. Os rótulos são bem variados e os valores também, então a loja atende perfeitamente todos os gostos. 

Durante o passeio entramos em algumas lojas de artesanato e percebemos que a rua é formada por várias galerias, então o melhor jeito de passear é esse: andar à vontade e se permitir!

Como tudo é bem bonito e bem decorado, caminhe lentamente para apreciar, tirar fotos e curtir o clima.

Como falei antes, amei o passeio. E com as dicas que os seguidores mandaram pelo Instagram eu já tenho muitas coisas para fazer quando voltar. Veja o que eles sugeriram:

  • visitar a Fazenda Esperança
  • experimentar um Fondue na Casa do Fondue
  • jantar no Bistrô Villa Donna
  • conhecer a fábrica da Cervejaria Fritz
  • passear na Galeria de Arte Paula Unger
  • tomar chocolate quente e comer uma sobremesa no Chocolate Montanhês
  • degustar vários vinhos na Wine Not?

Muita gente me perguntou quanto tempo gastamos de BH até lá. Pelo que calculamos, foram aproximadamente 7 horas. Mas como estávamos com calma, paramos duas vezes no caminho de ficamos um tempo considerável em cada parada (30 a 40 minutos).

Apesar da distância, vale a pena tirar um feriado ou um tempo das suas férias para conhecer a região. Foi mais uma surpresa boa nesse estado maravilhoso!

Você conhece a região? Me conte a sua experiência e deixe alguma dica. Eu vou adorar!

Deixe uma resposta

Rolar para cima