Cinefoot: um festival sobre futebol, cinema e gastronomia

O Cinefoot, festival de cinema de futebol que está na 10ª edição e foi pioneiro na América Latina, vai acontecer em Belo Horizonte entre os dias 11 a 15 de setembro, com a exibição de 30 filmes de mais de 13 países diferentes. 

Eu disse “em Belo Horizonte” porque o projeto também é realizado em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Niterói, e é uma das mais importantes plataformas de exibição da cinematografia mundial de futebol, levando às telas brasileiras mais de 400 obras futebolísticas.

O objetivo do evento é abrir espaço para a difusão de uma cinematografia que raramente chega às tela e, ao mesmo tempo, divulgar a cultura do futebol, o respeito, a igualdade de gênero e as manifestações que expressam as faces humanas, democráticas e libertárias desse esporte.

Uma coisa é fato: você pode ser viciado e não perder um jogo, pode ser um torcedor normal ou pode ser totalmente desligado do assunto, assim como eu, mas pelo menos uma história envolvendo futebol você tem para contar.

Aqui em casa, por exemplo, meu pai não perdia um jogo e era muito engraçado, porque ele, mesmo sendo extremamente calmo, sempre gritava com a TV durante as exibições.

Na época da adolescência os meus primos faziam churrasco na casa da vovó para assistir os clássicos e eu ia, só para participar. Fazia as piores perguntas possíveis, mas estava lá, olhando para a TV e me divertindo em família, porque era aquilo que importava.

E foi por isso que gostei tanto da ideia do Cinefoot: porque futebol faz parte da nossa vida, da nossa cultura e do nosso modo de viver a cidade e de relacionar com alguns grupos de pessoas.

Os filmes, que encantam quando contam e recontam histórias, com certeza podem representar muito bem tudo isso e possibilitar momentos de emoção, de aprendizado, de lembranças e até mesmo de compreensão sobre a evolução social que o futebol, como modalidade esportiva, pode proporcionar. 

Se você quiser aproveitar a programação, que é totalmente gratuita, fique atento porque ela é dividida da seguinte forma:

  • Mostra Competitiva, com exibição de longas e curtas-metragens que concorrem, por voto popular, à Taça Cinefoot de Melhor Filme;
  • Mostra Minas Retrospectiva, que traz as produções mineiras mais emblemáticas de edições anteriores; 
  • Sessão Dente de Leite, com temática infantil; e
  • Sessão Especial Acessibilidade, que apresenta o premiado documentário João Saldanha (dir: André Iki Siqueira e Beto Macedo), com audiodescrição e interpretação em libras.

Além disso, tem a Sessão de Abertura,  que acontece no dia 11 de setembro, às 19h30,  e a Sessão de Encerramento, no dia 15 de setembro, às 19h. 

As sessões da Mostra Competitiva e as sessões de Abertura e Encerramento acontecem no Cine Belas Artes, com retirada de ingresso 30 minutos antes da sessão. Já as sessões Dente de Leite e Especial Acessibilidade acontecem no Memorial Minas Gerais Vale.

Provavelmente você deve estar se perguntando: “Cadê o Mineirão?”. Eu te conto agora, porque é claro que ele não ficou de fora.

No sábado, dia 14 de setembro, a partir das 10h30, o público poderá participar de um tour pelo estádio, que será acompanhado pelos homenageados da edição:  Nina Abreu, coordenadora do time feminino do Atlético; o jornalista Alexandre Simões e; Duda,  artilheira do Cruzeiro.

Hoje eu fui até o Museu e confesso que fiquei impressionada. Lá tem um pouco sobre a história de Belo Horizonte, tem fotos dos primeiros estádios da cidade, bandeiras de times importantes, maquete do primeiro estádio e do estádio atual, linha do tempo dos imortais do futebol, um salão com a narração de todos os gols que aconteceram no Mineirão até o ano de 2013 e muito mais.

Vale a pena fazer a visita e, na sequência, visitar o Tropeiro do 13, que agora não fica mais lá no estádio, mas está funcionando normalmente na  Av. Gen. Olímpio Mourão Filho, 190, Itapoã (é bem perto).

Como vocês sabem, futebol combina com comida e com cerveja gelada, sendo o tropeiro o prato clássico em dia de jogo, não é mesmo? 

Fotos: Isabela Lapa/Coisas de Mineiro

E o Tropeiro do 13, que funcionou por 34 anos lá no estádio, faz parte da memória do belo-horizontino não só pela forma especial com a qual ele é preparado, mas também, e principalmente, pela simpatia da família que cuida do espaço e prepara os pratos.

De acordo com Eliane Jafar, que começou a trabalhar com a mãe no restaurante aos 10 anos de idade e hoje comanda o local, “lá no Mineirão eles não tinham clientes, eles faziam amigos”. E segundo ela, eram muitos amigos, já que a quantidade de tropeiro preparada em dias de jogo era muito alta. Em uma final da Super Copa foram vendidos 4.300 tropeiros, imagina isso!

Apesar da mudança de endereço, a proposta é a mesma: comida afetiva, para receber bem torcedores e também o público em geral. Os frequentadores assíduos do tropeiro na época do Mineirão continuam indo até lá, mas o interessante é que quem conheceu o restaurante agora, no novo endereço, também virou cliente fixo, afinal, comida boa é sempre bem vinda.

Deixo a dica aqui, para que você possa aproveitar o evento e aproveitar, também, para comer bem, com muita mineiridade e simpatia, do jeito que tem que ser!

INFORMAÇÕES DO CINEFOOT BH 

Data | 11 a 15 de setembro (de quarta a domingo)
Programação gratuita

Entrada: A bilheteria iniciará a entrega de ingressos 30 minutos antes da sessão que será assistida. Não haverá distribuição de ingresso para sessões de outros dias e horários. A retirada é limitada a dois ingressos por pessoa.

>>> Cine Belas Artes | R. Gonçalves Dias, 1581 – Lourdes

Quarta (11.09) | Sessão especial de abertura

Filme: A Copa dos trabalhadores
Hora: 19h30

Quinta (12.09) |Sessões da Mostra Competitiva
Sessão 1  | 19h

Filmes: “Nefta Football Club” e “Sangue de Campeões”

Sessão 2 | 21h
Filmes: “Radar, Um Time! Uma Nação!”  e “Nos Chamam Guerreiras”

Sexta (13.09) | Sessões da Mostra Competitiva

Sessão 3  | 19h

Filmes: “O Torcedor” e “Contigo Peru”

Sessão 4 | 21h
Filmes: “Azul escuro” e “La Superball”

Sábado (14.09) | Sessões da Mostra Competitiva

Sessão 5 | 19h

Filmes: “Yasmina” e “Espírito da Bola”

Sessão 6 | 21h
Filmes: “25 anos sem Dener” e  “Pelé – O último show”

Domingo (15.09) | Sessão Especial de Encerramento

Filmes: “Triunfo” e “Versus: Atlético MG X Botafogo”
Hora: 19h

>>> Memorial Minas Gerais Vale | Praça da Liberdade

Sessão Dente de Leite (na Casa da Ópera) 

Sessão Cinefoot Mostra Minas – Retrospectiva (na Sala Espetáculo Mineiro)

Data: quarta a domingo  (11.09 a 15.09)

Hora: Horário de funcionamento do Museu 

OBS: Exibições em looping 

Entrada: Não precisa de ingresso/ entrada normal do Museu

Sessão Especial de Acessibilidade  (no Auditório)
Filme: João Saldanha

Data: sexta (13.09)

Hora: 14h
Sessão com audiodescrição e interpretação em libras

>>> Mineirão| Av. Coronel Oscar Paschoal, s/n – Pampulha

Especial Cinefoot Tour Mineirão com os homenageados

Data: 14.09 (sábado)

Hora: 10h30

Entrada: Por ordem de chegada, de acordo com a capacidade (40 pessoas)

 

Beijos, Isabela.

Você pode gostar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: