*Fotos Isabela Lapa/Coisas de Mineiro
Hoje, dia 5 de julho, é o Dia da Gastronomia Mineira. E quando eu penso em comida mineira, a primeira coisa que vem à mente é fartura. Nossos pratos são grandes, pensados para alimentar famílias. E que gostoso isso, não é mesmo?
Eles também encantam pelas cores fortes, pelos sabores intensos e pelos ingredientes simples, que alimentam a alma e o coração.
As receitas são várias, as surpresas são infinitas e uma coisa eu tenho certeza: eu sinto muito orgulho de ser mineira quando penso na nossa comida, que tem origens variadas (especialmente portuguesas, africanas e indígenas), e emociona todos que experimentam.
Não é à toa que esse ano Belo Horizonte está concorrendo ao título de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco. A capital consegue reunir a riqueza gastronômica de todos os estados e conta com lugares que trabalham muito na busca pela preservação da comida mineira de raiz.
Um dos lugares que frequento muito e sou fã é o Restaurante Caipira Xique, que existe desde o ano de 2014 e fica na região da Pampulha. Comandado pelo Leonardo Leonardo Cabral, que cozinha ao lado da mãe, Dona Lena Cabral, a proposta da casa é fazer com que os clientes comam cultura.
No cardápio, pratos tradicionais como Torresmo de Barriga, Patel de Angu, Frango com Quiabo, Frango ao Molho Pardo, Carne de Panela, Mexido e muito mais. Tudo é preparado na hora, com muito afeto e no fogão à lenha, afinal, comida boa é assim.
Além desses pratos, eles também servem Carré ao Melaço no suco de laranja e rapadura, Moranga de Carne Seca, Purê de Banana da Terra e várias opções especiais preparadas de forma cuidadosa pelo Chef Leonardo, que ressalta que apesar de ter formação na área, a mãe é a sua grande mentora e fonte de inspiração.
Dona Lena cozinha desde os 7 anos de idade e trabalha em restaurantes de gastronomia mineira há mais de 30 anos. Para ela, a ética na cozinha é o amor, e para preservar as raízes é preciso perseverança, garra e claro, amor.
A notícia boa é que consegui com eles três receitas mineiras deliciosas e vou compartilhar por aqui, para que você já comece a planejar o almoço de domingo ao lado da família.
Prepara o print:
RECEITA LEMBRANÇAS DO SERTÃO
Ingredientes
400gr de alcatra serenada
1 moi de mostarda
450gr de banana da terra picada
80gr de parmesão ralado
320ml de suco de laranja
120ml de creme de leite
60gr Manteiga tradicional
10gr Açucar
1 pitada de sal
1 pitada de noz moscada
Modo de preparo
Primeiro vamos preparar o puré, leve uma panela ao fogo adicione 20gr de manteiga tradicional e uma pitada de sal após acrescente as 450gr de banana picada e 320ml de suco de laranja e a açúcar deixe cozinhar por completo mais sempre mexendo para não deixar queimar.
Para finalizar acrescente a noz moscada, parmesão ralado e o creme de leite e misture bem.
Agora Vamos à Alcatra: como ela já e temperada não vai sal, em uma chapa quente em fogo médio acrescente 40gr manteiga, e grelhe a alcatra. Refogue a mostarda com tempero a gosto.
Após tudo pronto e só montar.
RECEITA COSTELINHA COM ORA-PRO-NÓBIS
Ingredientes
500gr Costelinha temperada pré-cozida
40gr de Bacon picado
80gr de Cebola picada
120gr de Linguiça caseira
130gr de Tomate
20gr de Alho
5gr de Tempero verde
350gr de ora-pro-nóbis
500ml de Fundo de Carne
Modo de preparo
Frite a costelinha e a deixe separada.
E uma panela frite a linguiça e o bacon após acrescente o alho e a cebola e deixe dourar, depois acrescente tomate e o tempero verde, acrescente a costelinha e adicione um fundo de carne (Caldo Preparado de legumes e carne).
Para finalizar adicione o ora-pro-nóbis e deixe cozinhar por 10min.
RECEITA TROPEIRO
Ingredientes
250gr de Feijão cozido
35gr Farinha de Mandioca torrada
70gr de Linguiça
10gr de Alho
35gr de Cebola
2 Ovos
5gr Cheiro verde
100gr Bacon
20gr pururuca
Modo de preparo
Frite a linguiça o bacon e logo após em uma panela refogue o alho e a cebola e deixe dourar em seguida adicione os dois ovos e deixe fritar e assim que os ovos pegarem consistência mexe-los para que eles fiquem bem mexidos adicione cheiro verde misture acrescente o feijão cozido e vai adicionando a farinha aos poucos para dar o ponto ao tropeiro ao seu gosto
Para finalizar decore com pururuca e cheiro verde.
Gostou?
O segredo para os pratos ficarem inesquecíveis é o seguinte: nunca use temperos prontos. Na comida mineira, tempero é alho, sal, urucum, salsinha, cebolinha, tudo feito em casa, na hora, sem pressa e com muito afeto.
Ah, não faça nada em larga escala e coma assim que ficar pronto, porque os pratos ficam muito mais gostosos quentinhos.
E claro que além de cozinhar você pode tirar um dia para visitar o restaurante, que é incrível tanto nos pratos quanto no ambiente e no atendimento.
Espero ter te deixado inspirado nesse dia especial, que é o Dia da Gastronomia Mineira.
Informações:
Endereço: R. Francisco Bretas Bhering, 324 – Jardim Atlântico
Telefone: (31) 3441-6035
Funcionamento: Terça-feira 11:30 as 16:00; Quarta-feira a sexta-feira de 11:30 as 23:30; Sábado de 12:00 as 23:30; Domingo de 12:00 as 17:00
Tem espaço kids, trabalha com almoço executivo durante a semana e funciona no happy hour com petiscos especiais.
Beijos, Isabela!