A Casa Cor Minas e a oportunidade de conhecer o Palácio das Mangabeiras

Desde criança, toda vez que eu ia até a Praça do Papa, eu pensava assim: se as casas aqui no Bairro das Mangabeiras são assim, imagine como é o Palácio do Governador.

Cresci, e apesar das perspectivas terem mudado bastante, é claro que o lugar não deixou de despertar curiosidade e interesse, afinal, era um lugar totalmente inacessível.

Acontece que esse ano a Casa Cor Minas, maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, vai acontecer lá, lá mesmo, no Palácio.

Com 60 ambientes, que serão assinados por 94 profissionais, o tema do ano é “Planeta Casa“. A ideia é fazer com que os frequentadores possam refletir sobre a forma como enxergam o mundo e o quanto isso interfere no nosso jeito de morar.

O coquetel de imprensa aconteceu na semana passada e eu confesso para vocês que fiquei impressionada com os trabalhos apresentados. É impressionante o cuidado que foi colocado em tudo e é realmente única a sensação de estar ali, poder apreciar a vista, curtir o jardim e subir aquela escada em espiral.

Para quem ama BH e tem interesse em saber detalhes sobre a história da cidade, o passeio é imperdível. Para os apaixonados por design e arquitetura então, nem se fala.

Localizado aos pés da Serra do Curral, o Palácio foi inaugurado no ano de 1955, no governo de Juscelino Kubitschek e tem o estilo modernista. Na visita você vai perceber que ele não é tão grande os palácios da praça da liberdade, por exemplo, porém, a vista é extremamente privilegiada e o local foi palco de reuniões e evento importantes para a história do estado.

A mostra, que começou hoje, dia 3 de setembro, e vai até o dia 13 de outubro, marca os 25 anos da Casa Cor Minas. Durante a visita, tenha calma, porque existem muitos detalhes a serem observados e é interessante que você tenha um tempo para conversar com os arquitetos e entender o que eles pensaram.

O passeio, que começa logo após o portão de entrada e já surpreende com o espaço chamado Refúgio, que foi desenvolvido, arquiteto Júnior Piacesi, e propõe uma reflexão sobre a conexão com a natureza, termina dentro da Suíte do Governador, assinada por Flávia Roscoe, que deixa a seguinte pergunta: “O que é ouro para você?”.

A observação, um tanto quanto polêmica, tem como objetivo apontar as responsabilidades que os políticos que ocuparam o local possuíam, não no sentido material, mas no de valorizar o que é do povo, no verdadeiro propósito de habitar aquele espaço.

O  Jardim Burle Marx, que foi reconstruído por Nãna Guimarães, é um espetáculo à parte, por isso recomendo o passeio durante o dia. Com aproximadamente 400 metros, ele foi pensado para recriar o ambiente da década de 1950 e conta com seis espécies de plantas nativas brasileiras utilizadas por famoso paisagista: a Guaimbé, Camará, Bela Emília, Trapoeraba Roxa, Giesta e Agave.

Vá, aprecie, e aproveite para tomar bons drinks ou para participar dos bate-papos e dos eventos gastronômicos que vão acontecer por lá. Eles são sempre ótimos.

Fotos: Isabela Lapa/Coisas de Mineiro

Informações Importantes:

A programação completa está no site do evento e também nas redes sociais.

Onde: R. Mário Costa Tourinho, s/n, Mangabeiras.

Terça à sexta, de 15h às 22h; sábado de 12h às 22h, domingos e feriados de 12h às 19h.

Quando: de 3 de setembro a 13 de outubro.

R$ 60,00 inteira e R$ 30,00 meia entrada.

Beijos, Isabela.

Você pode gostar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: