Diamantina: a cidade da música

No último final de semana eu tive a oportunidade de passear em Diamantina e descobrir que lá é a cidade da música. Diferente do que parece, a programação musical não é intensa só nas épocas de Vesperata, pelo contrário, eles tem eventos e programações noturnas em todos os finais de semana.

A cidade respira música e nas ruas do Centro Histórico, que são repletas de bares, os ritmos são os mais variados. Tem pop, samba, sertanejo, bossa nova, MPB e muito mais. Se você sair andando de um por um, com certeza vai se surpreender.

Inclusive, talvez você não saiba, mas João Gilberto, o criador da bossa nova, morou por lá durante dois anos e foi nesse período que ele concluiu o trabalho que revolucionou a música brasileira. 

Com o intuito de fazer uma homenagem ao músico e mostrar para o mundo que a cidade, para além de João, tem um super potencial musical, alguns novos eventos passarão a acontecer por lá, entre eles o Festival de Jazz, com apresentações da JK Jazz Band e do Concerto Jobiniando.

A proposta desse novo produto turístico cultural é que seja realizado em finais de semana diferentes dos que ocorrem as famosas Seresta e Vesperata, aumentando a oferta e atratividade da cidade.

A programação será definida aos poucos e divulgada nos sites oficiais da cidade e também no site da Prefeitura. Mas é claro que os hoteis e pousadas também saberão informar.

Eu tive a oportunidade de participar do primeiro evento e foi maravilhoso, voltei com ótimas lembranças e ótimas inspirações. É claro que aproveitei o final de semana para conhecer um pouco da cidade, que é linda, charmosa, alegre, colorida e com uma arquitetura linda, que merece ser apreciada.

Quem gosta de visitar museus e conhecer pontos turísticos específicos, pode anotar os seguintes lugares:

  • Casa Chica da Silva
  • Casa da Glória
  • Museu do Diamante
  • Catedral Metropolitana de Santo Antonio da Sé
  • Igreja Nossa Senhora do Carmo
  • Igreja de Nossa Senhora do Rosário
  • Igreja de Nosso Senhor do Bonfim
  • Capela Imperial de Nossa Senhora do Amparo
  • Museu Juscelino Kubistschek (conferir porque estava fechado temporariamente)
  • Cruzeiro – que tem uma vista linda da cidade e da serra, como dá para ver na primeira foto dessa publicação.

No sábado tem um mercado muito interessante, que acontece na praça principal e reúne artesanato, música, gastronomia e muito mais. Tem muita coisa linda e gostosa por lá, vale a pena aproveitar.

No domingo cedo acontece um café da manhã no Beco da Tela, que funciona assim: você chega, pede um quitute e o café é cortesia. O pessoal da cidade sempre participa e os turistas também. É um jeito gostoso de começar o dia comendo bem e interagindo com outras pessoas, de um jeito bem mineiro.

Fotos do post: Isabela Lapa/Coisas de Mineiro

Recomendo muito que façam o passeio e aproveitem a cidade, que é linda. Ah, também tem muitos atrativos naturais e passeios de trilhas e cachoeiras. Quero voltar para conhecer.

Beijos, Isabela.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: