Lugares que você precisa conhecer em Belo Horizonte

Muita gente acha que para curtir as férias é essencial viajar. Eu não discordo, afinal, na minha opinião não tem nada mais gostoso que conhecer lugares diferentes e descobrir novas culturas.

Acontece que se isso não for possível, você PODE E DEVE encontrar uma maneira de curtir os dias de descanso e ser feliz. E olha: BH tem lugares sensacionais para passear.

Você pode sair para comer, para apreciar nossas belezas naturais, para descobrir um pouco mais sobre a nossa história, e até para ver um bom filme.

Eu garanto que opções não vão faltar! Para te ajudar, listei meus lugares preferidos, veja:

Um passeio pelo Centro

Com a correria do dia-a-dia, muitas vezes nós passamos pelo Centro correndo e claro, reclamando do trânsito e do horário apertado para o próximo compromisso.

Então, que tal tirar um dia para andar por lá com calma e apreciar as belezas que ele tem a oferecer?

Eu já fiz um post aqui no blog com várias dicas de lugares para apreciar na região central, mas vou colocar alguns pontos aqui também:

  • Palácio das Artes (confira a exposição da galeria de arte e tome um café por lá)
  • Museu Inimá de Paula
  • Cine Theatro Brasil
  • Parque Municipal
  • Igreja São José

Ah, almoce na Cantina do Lucas, que é um restaurante tombado pelo Patrimônio Histórico e fica no Edifício Maleta. Mas se preferir um PF tradicional, vá correndo até o Café Palhares.

Mercado Central

O passeio ao Centro pode terminar com uma parada no Mercado Central, mas eu realmente aconselho que você tire um dia inteiro para andar por lá.

Além de se perder entre as lojas, você poderá experimentar comidas típicas do nosso estado, apreciar nosso artesanato e se divertir enquanto descobre tudo que o mercado tem a oferecer.

Vá na Roça Capital experimentar alguns queijos, almoce no Casa Cheia – vale a fila, tome uma limonada no “Limonada” (o lugar mais antigo do mercado), experimente o Bife de Fígado com Jiló do Bar da Lora e tome um café com bolo de cenoura na Dona Diva.

É possível fazer um tour guiado e eu achei bem legal. No passeio eles mostram as lojas mais antigas, contam a história do mercado e ainda nos levam em pontos chaves para compras.

É gratuito e para agendar é só ligar para (31) 3277-4691 ou enviar e-mail para informacoes@mercadocentral.com.br.

Museu de Artes e Ofícios

Esse museu fica na Praça Rui Barbosa, ao lado da Estação Central do Metrô, em um prédio bem lindo.

Lá você vai aprender um pouco sobre a história das profissões e dos ofícios no Brasil. São mais de 2500 peças originais dos séculos XVIII ao XX e não tem como não se emocionar ao pensar na nossa trajetória e na nossa capacidade criativa.

Era cobrado um valor simbólico para a visitação, mas atualmente está gratuito (informações do site oficial do museu, em 30/12/18).

Praça da Liberdade 

Meu lugar preferido da cidade. A Praça da Liberdade é linda, arborizada, e ótima para você encontrar com os amigos, ler um livro ou até mesmo fazer um piquenique no coreto.

Lá ficou um tempo fechado para obras e agora está de volta, com todo charme de sempre. Aproveite para comer uma pipoca e aproveitar um dia descontraído ao ar livre.

Complexo Cultural da Praça da Liberdade

Chegou na Praça, curtiu, respirou ar fresco e colocou o papo em dia com a turma? Então que tal aproveitar para conhecer um ou todos os museus do complexo cultural?

Com entrada franca e atrações interessantíssimas e interativas, o passeio é ótimo para aprender coisas novas, divertir e se impressionar…

Comece pelo prédio do Centro Cultural do Banco do Brasil. Lá sempre tem uma exposição interessante e independente dela, o passeio vale pelo prédio, que é maravilhoso.

De lá, passe para o Memorial Minas Vale, que é um museu de experiências e leva os visitantes a um passeio diferente pela história e pelos costumes mineiros. Esse é o meu preferido, com toda certeza.

Eu nunca saio sem retirar uma frase especial de Guimarães Rosa e sem apreciar as cidades mineiras em miniaturas.

Bem ao lado dele está o Museu das Minas e do Metal, que é completamente lúdico e conta a história da mineração e da metalurgia. Tem atividades interessantíssimas por lá, e eu adoro ver o número de metal que tem no meu corpo – nunca deixo de participar dessa atividade.

Para completar o passeio ao redor da praça, vá ao Espaço do Conhecimento da UFMG, que tem exposições sobre ciência e tecnologia, e conta com um espaço astronômico, que permite que os visitantes vejam o céu de perto, por meio de equipamentos bem modernos.

Feito tudo isso ao redor da praça, você pode caminhar um pouco (menos de 3 minutos) e chegar na Casa Fiat de Cultura, um prédio lindo que também comporta exposições bem interessantes.

Dá para passar um dia delicioso, aprender muito e tirar fotos lindas. No site do Circuito Liberdade você encontra todos os horários de funcionamento e todas as informações necessárias para o passeio.

Cine Belas Artes 

BH ainda tem cinema de rua e eu adoro assistir filmes por lá. Além de ser um lugar bem agradável e pertinho da Praça da Liberdade, os filmes que eles exibem costumam ser alternativos e diferentes daqueles que passam nos grandes cinemas de shopping.

Ah, lá também tem uma livraria linda e uma cafeteria ótima. Nada mal para um dia de sossego durante as férias…

Savassi

Charme define a Savassi. Nada mais gostoso que andar na Praça, olhar as lojas ao redor, fazer compras e claro, aproveitar o final da tarde para tomar uma cerveja gelada com os amigos – bares não faltam.

Se você for durante o dia, visite a loja Patrícia de Deus (que tem artesanatos lindos), tome um café na OOP Café (que fica bem ao lado), passe na Livraria da Rua, que é um sonho, ande livremente entre uma loja e outra. O clima é delicioso e tem lojas de roupas, sapatos, presentes, decoração etc!

Se decidir comer um pão de queijo, lá tem A Pão de Queijaria e o Braga PDQ, mas se preferir hambúrguer, vá ao Savá BH (sempre meu preferido).

Para os fãs de comida italiana, o Est! Est!! Est!!! estará bem pertinho e é impossível sair de lá sem querer voltar todos os dias.

Mas quem gosta de comida mineira pode passar no Casa Cheia ou no Dona Lucinha. 🙂

Agora, se você quiser só tomar uma boa cerveja, visite o Redentor, um bar bem tradicional na cidade, ou o Stadt Jever, que é especializado em cervejas e pratos alemães.

Agora, se quiser ficar na praça mesmo, ao ar livre, vá para a Baiana do Acarajé ou para o Tako Mexican Gastrobar.

Mirante Mangabeiras, Parque Mangabeiras e Praça do Papa

Sabe vista panorâmica, ar livre, espaço para pedalar, comer pipoca e curtir a cidade de um jeito calmo e gostoso?

É bem isso que você vai encontrar nesse passeio. Vale a pena tirar um dia inteiro ou uma tarde para isso, você não vai se arrepender.

Comece pela Praça do Papa, uma praça ampla, com playground e um lindo visual da cidade. Por lá, respire ar fresco e coma pipoca ou algodão doce, porque não tem nada melhor para adoçar o dia.

Depois, suba ao parque. Caminhe, ande de bicicleta, aprecie a vegetação e curta a natureza. Dá até para fazer um piquenique por lá.

Para finalizar, contemple o pôr-do-sol no Mirante Mangabeiras. É arrebatador e você verá BH de um jeito único, eu juro!

Museu Abílio Barreto

Meu museu preferido na cidade. Ele fica em um casarão de 1883 e tem um um jardim delicioso. Lá você vai aprender um pouco sobre a história de BH e entender um pouco sobre as transformações que passamos ao longo de 100 anos.

Ah, se tiver com tempo, almoce ou jante no Caravela, um restaurante português espetacular que funciona lá dentro. Você vai se impressionar, eu garanto!

Pampulha

É lindo, lindo, lindo de viver… Seja pela lagoa ou pelos prédios que rodeiam, esse passeio é imperdível!

Comece pela Igreja São Francisco de Assis, passe pela Casa do Baile, pelo Museu de Arte da Pampulha e pela Casa Kubitscheck. Eu tenho certeza que você vai se impressionar com tanta beleza, tanta arte e tanta cultura.

Mas atenção: a lagoa tem 18 km de extensão, então se não estiver preparado para uma longa caminhada, faça o passeio de bicicleta ou de carro (você vai parando nos pontos e apreciando aos poucos).

Se estiver animado, aproveite para andar de roda gigante no Parque da Guanabara ou para passear no Jardím Zoológico e ver o aquário que é considerado o maior aquário de água doce do país.

Ah, nos finais de semana e feriados você pode fazer o passeio com o Retrô Tour, que é uma jardineira Chevrolet, veículo muito utilizado em BH na década de 1950.

Esse passeio sai da frente da Igreja da Pampulha às 10h e às 14h, e passa pelos principais pontos turísticos da orla da lagoa. O ingresso é R$ 20,00 e pode ser adquirido na hora.

Visita Guiada ao Mineirão

O Mineirão é o maior estádio de futebol de BH e agora contempla um museu especial dedicado à história do futebol. Para os fãs do esporte, o passeio é bem gostoso e bem interativo.

Mas é preciso ficar atento, porque não acontecem visitas em dias de jogo e de eventos no estádio, ok?

Todas as informações necessárias vocês encontram no site oficial e eu já adianto que grupos de mais de 10 pessoas devem fazer agendamento pelo e-mail educativo@estadiomineirao.com.br. Grupos menores podem se dirigir diretamente à bilheteria do estádio.

Ah, se fizer esse passeio, aproveite para comer um pão de queijo bem gostoso no Braga PDQ. Tem uma unidade na Esplanada do Mineirão e vale a pena conferir…

E então, bora curtir BH nas férias?

Se tiver alguma sugestão de passeio deixe aqui que eu vou adorar saber…

Deixe uma resposta

Rolar para cima