Eu não tenho filho, mas vejo as minhas amigas e primas, e percebo que a época das férias é uma loucura, afinal, passar o dia com as crianças em casa é cansativo tanto para elas quanto para os pais.
Pensando nisso, e considerando que janeiro é mês de férias, decidi montar uma lista com museus que são legais de passear com os pequenos.
Escolhi lugares espaçosos e interativos, para que os momentos sejam bem agradáveis.
Confira:
Museu Abílio Barreto
Não canso de dizer que é o meu museu preferido por aqui… Ele conta a história do desenvolvimento urbano de BH, tem peças lindas e um jardim encantador que eu amo! Para crianças é ótimo, porque além de aprenderem um pouco sobre nossa cidade elas podem aproveitar a área externa para correr e brincar.
Endereço: Av. Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim.
Museu do Brinquedo
Além de funcionar em uma casa super linda, esse museu tem várias atrações especiais para a meninada. Lá tem brinquedos antigos e atuais, coleções dos anos 80, carros, pelúcias, bonecas e até alguns brinquedos que são considerados raridades.
Além disso, lá tem espaços para as crianças se divertirem e eles sempre organizam atividades especiais e oficinas lúdicas. A programação pode ser consultada pelo telefone (31) 3261-3992.
Endereço: Avenida Afonso Pena, 2564, Funcionários.
Museu Giramundo
O Giramundo é um grupo de teatro de bonecos que existe há 40 anos e faz um trabalho maravilhoso. Para guardar as memórias de todas as histórias contadas ao longo do tempo, eles criaram esse museu, que fica no Bairro Floresta, e reúne todo o acervo.
As exposições são muito bonitas e são organizadas por categorias, então dá para aprender muita coisa passeando por lá. Tem uma parte sobre a história do Brasil, uma sobre animais, uma sobre heróis e vilões, e por aí vai. Para conhecer é preciso agendar a visita pelo telefone (31) 3446 0686.
Endereço: Rua Varginha, 245, Floresta.
Museu de Ciências Naturais da PUC Minas
Eu adoro esse museu. Ele é muito interativo e abriga coleções científicas de referência da flora e fauna atual e extinta.
São mais de 130 mil espécimes reunidos nas coleções de fósseis (Paleontologia), coleções da fauna brasileira atual de mamíferos (Mastozoologia), aves (Ornitologia), répteis e anfíbios (Herpetologia), peixes (Ictiologia), animais invertebrada e botânica, além dos setores de Arqueologia, Astronomia e Bioacústica.
Acredite: independente da idade, você vai adorar!
Endereço: Avenida Dom José Gaspar, 290 – Campus PUC Minas, Coração Eucarístico. Ingressos: R$ 10,00 (crianças até 3 anos não pagam, e crianças entre 4 e 12 anos pagam R$ 5,00).
Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG
Além de trilhas deliciosas e super arborizadas, o museu tem peças sobre Arqueologia, Paleontologia, Geologia, Botânica, Zoologia, Cartografia Histórica, Etnografia e Arte Popular.
Dá para passar um dia inteiro por lá e o melhor é que se não quiser entrar em sala nenhuma (o que será uma pena), você poderá sentar e apreciar o verde, brincar com os pequenos, contar histórias e muito mais.
É um passeio muito gostoso, lembro que eu adorava quando era criança. Como eu morava perto, minha mãe sempre me levava.
Ah, no mês de janeiro eles também oferecem uma programação especial de colônia de férias (clique aqui para conferir).
Endereço: Rua Gustavo da Silveira, 1035, Santa Inês.
E então, gostou das dicas? Se tiver sugestões deixe aqui que eu vou adorar.
Ah, se quiser aproveitar a cidade sem as crianças, ou com elas, dependendo da idade, clique aqui para conhecer as minhas sugestões!