Carnaval de BH 2018!

Olá mineiros, belo horizontinos e futuros visitantes do carnaval de beagá! Estão preparados para mais um carnaval com CENTENAS de bloquinhos espalhados por todas as regiões da capital mineira?

Separem protetor solar, muita água, sapatos confortáveis e quilos GLITTER, porque teremos folia para TODOS os gostos. É sério! Teremos bloquinhos com as tradicionais marchinhas e também bloquinhos para os nerds que curtem Star Wars.

Ah, se liga: vai ter bloquinho de jazz, de rock, de movimento femininista, lgbt, meditação, pet e por aí vai (aliás, iremos).

Separei uma lista para ajudá-los na escolha, então vem comigo:

ENTÃO, BRILHA!

Foto: Aline Resende

Começando pelo começo, o ENTÃO BRILHA é no sábado de manhã (beeeeeem cedo) e é a tradicional abertura do carnaval. A energia do bloco é INCRÍVEL, as cores são dourado e rosa (com MUITO brilho e glitter na cara, colega!). A bateria é, na minha opinião, a mais linda de BH.

No repertório, axé antigo, Timbalada, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Ara ketu e muitas outras que farão explodir o coração. Para conseguir curtir o bloco, que a cada ano fica ainda mais LOTADO, você terá que chegar antes das sete da manhã, passar muito protetor solar, se hidratar, manter a calma se a multidão te apertar e levar apenas o básico (somente o necessário MESMO). Tome muito cuidado com as suas coisas.

 Os maiores blocos do carnaval de BH costumam só divulgar a hora e local de saída no próprio dia ou nem divulgam e a informação vai de boca a boca (é o caso do ENTÃO BRILHA). Mas fique ligado porque acontece sempre de manhã bem cedo e na região da Guaicurus, no centrão da cidade.

Pena de Pavão de Krishna

Foto: Lucas Hallel

Meu Deus, como esse bloco é LINDO! O Pena de Pavão é um bloco de movimento espiritual com base na meditação e saudação da paz. Os foliões vão rigorosamente vestidos de azul e rosa, com turbantes, penas, batas e brilhos exotéricos. A maioria pinta o rosto de azul. O Resultado é uma multidão belíssima de se ver.

No reportório, o ritmo é o afoxé e juro, a gente sai de lá de alma lavada e com energia renovada. Este ano, pela primeira vez , o Pena de Pavão divulgou previamente o local de saída do bloco, que será na região do Barreiro. Segundo eles, a escolha se deu em razão da proximidade com a nascente do Ribeirão Arrudas. A proposta é defender a causa “por mais verdes, menos especulação imobiliária, mais água viva correndo limpa e pela descentralização cultural.”

O Pena de Pavão sai no domingo, na região do Barreiro, em horário a confirmar.

Magnólia

Foto: Aline Resende

O Magnólia é um bloco dedicado ao jazz e ideal para quem deseja fugir do usual no carnaval. A banda vai andando ao som de carnajazz com suspensórios e gravatas borboleta na cor laranja. A atmosfera é tranquila e familiar e o som, nem precisa dizer, né? Ótima pedida!

O Magnólia também sai na terça feira de carnaval, no horário de 12 às 16 hrs, na rua Magnólia, no Bairro Caiçara.

Garotas Solteiras

Foto: Aline Resende

Esse é um bloco lindo, cheio de glamour e brilho, que levanta a bandeira LGBT e a força feminina. É, sem dúvidas, um dos meus blocos preferidos. Todo ano, uma diva é homenageada, ano passado foi a Britiney Spears e esse ano ninguém menos que a diva brasileira que mais tem bombado nos últimos tempos, Pablo Vittar.

Ideal para se jogar sem medo, já que todo mundo entra no clima e cada um dança do jeito que quer, sem rótulos e sem cobranças. Muito pop, funk, e a abertura com todos os foliões cantando “I will survive”. É sempre emocionante.

O bloco sai as 15 hrs da segunda feira de carnaval, e o local ainda será divulgado.

Juventude Bronzeada –

Foto da divulgação do bloco

Mais um bloco com repertório do nostálgico axé dos anos 90 e início dos anos 2000. No mesmo estilo do ENTÃO BRILHA, os foliões seguem o trio com muita animação, brilhos, cores e a favor da libertação. Os integrantes usam uma saia colorida, top ou blusa branca e pintam o corpo com tinta branca.

O Juventude sai as 09 horas da terça feira de carnaval, lá no bairro Floresta.

Bloco da Bicicletinha –

Foto da divulgação do bloco

Para os foliões bicicleteiros, o Bloco da Bicicletinha é uma ótima pedida. “É a união do carnaval popular e de rua com a crescente cultura de bicicleta em Belo Horizonte”. É uma proposta diferente e divertida onde os foliões podem cantar e dançar sobre duas rodas.

O Bloco sai na quinta feira, dia 08, às 20 horas, na Rua Sergipe, nº 666.

Bom foliões, essas foram só algumas sugestões e existe uma infinidade de opções para quem quiser curtir o carnaval de beagá. Várias listas completas estão sendo divulgadas, deem uma googlada para conferir e lembrem-se: Carnaval é inclusão, diversidade e respeito. Diga não ao assédio. NÃO É NÃO.

Um beijo e bom divertimento! Nos vemos nas ruas,

Aline

Foto: Aline Resende