Foto: Vivi Martineli
Todo belo-horizontino já tomou uma limonada na Tradicional Limonada e já comeu (ou já ouviu falar) da Parmegiana da Cantina do Lucas.
Belo Horizonte é a Cidade Criativa da Gastronomia e esse reconhecimento da Unesco se deu por vários fatores, um deles a nossa capacidade de valorizar a nossa cultura e tradição. Aqui em BH nós abrimos espaço para o novo, mas nunca deixamos de lado as nossas origens.
E é exatamente por isso que o projeto Lugares por Beagá chamou a minha atenção: será um documentário com um percurso pelos 13 estabelecimentos mais antigos da cidade, todos com mais de 50 anos e ainda em funcionamento, incluindo dez bares e restaurantes, e três pontos famosos pela especialidade culinária:
Lalka (1925)
Sorveteria São Domingos (1929)
Tip Top (1929)
Café Bahia (1937)
Tradicional Limonada (1938)
Café Palhares (1938)
Café Nice (1939)
Mercearia Lili (1949)
Maria das Tranças (1950)
Bolão (1961)
Cantina do Lucas (1962)
Nono Rei do Caldo de Mocotó (1964)
Bar do Antônio (1964)
O lançamento desse projeto vai acontecer no dia 17/09, de 19h às 22h, com uma live especial pelo canal do youtube do Lugares Viagens.
A apresentação será dos queridos Bernardo Cançado e Renata Urbano, do Instagram @OnceVai, e também colunistas de gastronomia da rádio Band News BH, que ao lado do chef de cozinha Edson Puiati, trarão o contexto histórico e gastronômico da cidade e do bairro na época de cada inauguração, lembrando o caminho das famílias à frente dos estabelecimentos, os pratos mais pedidos, os frequentadores assíduos e uma lista infinita de curiosidades.
A idealização do evento é dos empresários Luana Bastos e Marden Couto, do portal Lugares Viagens, que fizeram toda pesquisa e curadoria do projeto.
É bom demais ver a nossa cidade tão valorizada, então não deixe de participar da live e claro, de assistir ao documentário. Para se cadastrar e receber o e-book com o Mapa do Tesouro Gastronômico, acesse https://lugaresviagens.com.br/lugaresporbeaga/.
Até mais!!!