Eu não sou vegana nem vegetariana, mas adoro restaurantes como o Camaradería e o Vegan2Go, que são especializados em comida vegana. Penso que quando o tempero é bom, todo prato pode surpreender. E assim, caminho sempre aberta a novos sabores e novas possibilidades.
Foi por isso que adorei saber que Belo Horizonte vai receber, entre os dias 4 de outubro a 4 de novembro, o VegExperience, um festival gastronômico que vai reunir 12 restaurantes com uma missão: a criação de pratos veganos e vegetarianos com preços promocionais.
Acredite: esse público não pára de crescer! Em pesquisa realizada pelo Ibope no ano de 2018, aproximadamente 14% dos brasileiros se declaram vegetarianos, o que representa cerca de 30 milhões de pessoas. E mais: 55% dos entrevistados consumiriam mais produtos veganos se houvesse uma melhor sinalização nas embalagens e se esses alimentos tivessem preços similares aos de origem animal.
Dá para acreditar? Eu fiquei surpresa com esses números. Eles demonstram uma mudança nos hábitos alimentares e ressaltam a importância de eventos como esse, afinal, é preciso que os lugares comecem a ofertar pratos variados que atendam todos os públicos.
Mas com certeza você está se perguntando como vai funcionar o evento, né? Então vamos lá…
Os participantes terão a missão de servir os pratos veganos e vegetarianos com preços promocionais e quem quiser poderá adquirir um passaporte, no valor de R$ 49,00, para ter descontos de 50% nos pratos do festival e participar do sorteio de uma viagem para Londres.
Para adquirir o passaporte é só acessar o site www.vegexperience.com.br (clique aqui).
Os restaurantes participantes são: Camaradería Gastrobar (Funcionários/BH), Duke N’Duke (Centro/BH); Duke N’Duke (Buritis/BH); Duke N’Duke (Savassi/BH); Duke N’Duke (Vila da Serra/Nova Lima); Est! Est! Est!!! (Funcionários/BH); Est! Est! Est!!! (Alphaville/Nova Lima); Namah Bistrô (Lourdes/BH); Patuscada (Funcionários/BH); Pellegrino (Anchieta/BH); Pinguim (Sion/BH); Primeli (Horto/BH); Trindade (Lourdes/BH); Único (Pampulha/BH); Villa Celimontana (Pampulha/BH) e Wälls Gastropub (Savassi/BH).
A iniciativa do projeto é da Débora Campos, do Viver de Quê?, um site sobre culinária e alimentação saudável em geral. Para ela, a missão é desafiar os chefs a criarem pratos diferentes, que transformem a nossa gastronomia, tornando-a mais inclusiva e diversificada.
No evento de lançamento do festival eu tive a oportunidade de experimentar alguns pratos que serão servidos e confesso a vocês que saí de lá feliz com o que resultado. Tem muita variedade, muito sabor e os restaurantes entraram de cabeça no projeto.
E então, vamos participar?
Beijos, Isabela.