Família Brahma Extra no Comida di Buteco

Na semana passada a gente participou de um evento SUPER legal realizado para que a gente conhecesse os três tipos de Brahma Extra e a harmonização delas com os pratos do Comida di Buteco. Olha que mistura sensacional: cerveja de alta qualidade + pratos deliciosos de buteco!

Nosso ponto de encontro foi no Bar do Antônio Pé de Cana, onde um especialista em cervejas nos contou sobre a família Brahma Extra e com que tipo de prato cada um delas harmoniza melhor.

A Brahma Extra surgiu como uma alternativa aos brameiros que queriam aproveitar também as especialidades das cervejas artesanais. Assim vieram os três novos rótulos: Lager, Weiss e a Red Lager.

 A Lager é de puro malte e buscou manter a identidade da Brahma, com cor dourada e amargor médio. Seu processo de fabricação é feito com baixa fermentação e o prato escolhido para harmonizar com ela foi o de carne de sol com mandioca, de acordo com o especialista, os sabores se equilibram e nenhum “rouba” o sabor da outra.

Weiss é uma cerveja mais leve e refrescante, de baixo amargor, discretas notais frutais, acidez moderada e leve dulçor, por isso harmoniza bem com pratos leves. Assim, o prato escolhido para a Weiss foi  o de frango com farofa.

Red Larger também é de puro malte e possui uma tonalidade avermelhada devido aos maltes torrados. Ela é uma cerveja mais encorpada, dulçor sutil, amargor moderado e baixa acidez. O prato escolhido para ela foi o ” Pé na Tabua” que é o concorrente do Bar do Antônio Pé de Cana no Comida di Buteco desse ano. O prato é composto por linguiça com páprica, carne de sol, salada de batata, picles de cebola roxa e molho de rapadura com cachaça. Acompanha 2 fatias de pão de fermentação natural.

Depois de experimentar todas essas delicias com suas respectivas Brahmas Extras escolhidas pelo especialista em harmonização, fomos separados em três equipes. Cada equipe ficou com um rótulo da Brahma Extra e cada qual ficou responsável por experimentar mais dois pratos concorrentes do Comida Di Buteco desse ano  e escolher a que melhor harmonizava com o rótulo da equipe. Fomos então, levados por uma van para fazer a caravana entre os bares.

Minha equipe ficou com a Weiss e desembarcamos primeiro no Baiúca. Lá, experimentamos o prato concorrente: a Tilápia Arretada da Baiana. Gente, que DELICIA maravilhosa. Sinto água na boca só de pensar.  O prato é feito de Iscas de tilápia empanadas com flocos crocantes de arroz acompanhadas de maionese picante. Sem Glúten! O peixe derrete na boca e a crocancia dos flocos de arroz fazem uma mistura perfeita. A maionese picante é deliciosa também. Corram pra experimentar, é SÉRIO.

Nossa segunda parada foi no Mulão e lá experimentamos o também prato concorrente desse ano: Prata da Casa. A gente achou que já tinha chegado ao ápice da gostosura com o a Tilápia no Baiúca, mas o Prata da Casa nos surpreendeu e nós comemos rezando também. O prato é feito de pimentão recheado com carne de boi moída (tradicional da casa), bacon, azeitonas fatiadas, cebola, tomate, salsinha, cebolinha e arroz. Acompanha molho caseiro de tomate e queijo parmesão. Tava divino também, a carne de boi moída é uma coisa de tão boa e bem feita, a mistura ficou mesmo impecável.

A nossa difícil missão foi escolher qual deles harmonizava melhor com a nossa Brahma Extra Weiss, e depois de muita discussão, porque ambos os pratos harmonizaram muito bem, escolhemos a Tilápia Arretada da Baiana, prato concorrente do Baiúca. Mas, como eu disse, os dois pratos estavam muito bons e eu indico sem medo.

Os três rótulos da Brahma Extra me surpreenderam demais também, a qualidade da cerveja é notável e os sabores são ótimos. Vocês podem encontrá-las em qualquer bar participante do Comida di Buteco e harmonizá-las com os pratos concorrentes. A Brahma Extra é a cerveja oficial do evento : )

Informações importantes:

O Comida di Buteco está acontecendo em Belo Horizonte e vai até o dia 14 de maio.

Bar do Antônio Pé de Cana – Rua Florida, 15, Anchieta

Baiúca – Rua Piauí, 1884, Savassi

Mulão – Rua Marambaia, 291 – Caiçara

Texto e Fotos: Aline Resende

Beijos e até a próxima, Aline!

Deixe uma resposta