Acontece nesse final de semana, a Oktoberfest Minas!

Oi gente, tudo bem?

O mês de outubro acabou, mas mesmo assim as comemorações da Oktoberfest continuam!

Amanhã e domingo (dias 5 e 6 de novembro), BH vai receber uma festa super interessante,realizada pelo Projeto Harmonize. A proposta é recriar o clima da festa tracidional germânica, com 10 horas de festa e muita animação…

A proposta é reunir, em um mesmo lugar, diferentes tipos de cervejas especiais, pratos da culinária típica alemã e várias atrações culturais para aproveitar o dia ao ar livre com toda a família.

O encontro será na Praça da Assembleia, de 12h às 22h. A entrada será mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível e entrega de ingresso retirado online, e de graça, na plataforma online Sympla.

Diversas cervejarias artesanais mineiras e dezenas de estilos de chopes estarão à venda no local, que contará ainda com a presença da cervejaria nacional Eisenbahn, patrocinadora oficial da Oktoberfest de Blumenau – a maior e mais tradicional festa do tipo no Brasil e a terceira maior do mundo. A Brasil Kirin, detentora da marca Eisenbahn, estará presente com todos os seus rótulos especiais, incluindo a tradicional cerveja Oktoberfest, cuja fórmula remete à bebida consumida na festa original de Munique, além dos mais diversos rótulos da badalada Baden Baden de Campos do Jordão.

Mas nem só de cerveja se faz uma Oktoberfest. Decoração temática, trajes folclóricos, comida típica, dança e música tradicionais são fundamentais para vivenciar a verdadeira experiência da festa alemã. Por todo esse cuidado em manter a tradição, a Oktoberfest Minas se tornou uma das poucas a receber o selo oficial do Consulado Honorário da Alemanha de Belo Horizonte. A Oktoberfest terá em sua ambientação as cores azul e branca – representativas da Bavária, região onde fica Munique, cidade-sede do evento na Europa – que enfeitarão a Praça da Assembleia junto com as cores da bandeira da Alemanha. Além disso, os tradicionais pratos da culinária alemã, como strudell, chucrute, salsichões e joelho de porco, estarão à venda a preços que variam entre R$ 15,00 e R$ 30,00.

A Oktoberfest Minas é também um evento para os pequenos. O Espaço Kids, com brinquedos e monitores, escorregador e pula-pula, vai fazer a alegria das crianças, além de estandes com doces típicos e pratos que vão agradas ao paladar infantil. Menores de 14 anos e maiores de 65 anos estão dispensados de cadastro no site da sympla, bastando levar 1kg de alimento não perecível.  Os adultos também vão se divertir com as danças típicas, brincadeiras e concursos de chope no metro. Quem quiser se caracterizar ou levar para casa uma lembrança típica da Oktoberfest poderá comprar a tradicional caneca de cerveja com tirante, bottom e o famoso chapéu tirolês, à venda no local.

oktoberfest6_bh_2015_credito_divulgacao

oktoberfest8_bh_2015_credito_divulgacao

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

A maioria das atrações da Oktoberfest Belo Horizonte se apresentará nos dois dias de festa, como o grupo de dança tradicional germânica Mosel Volkstanze, de Petrópolis; da banda típica alemã Bauernband, também da cidade fluminense, que tem no repertório as melhores canções folclóricas germânicas; e a banda Beer Juice, e o Dj Kriok, que realizou ampla pesquisa sobre o cancioneiro alemão tradicional e contemporâneo e vai apresentar sua seleção para o público nos intervalos das atrações.

A atração exclusiva de sábado é o grupo de danças folclóricas germânicas da Associação Alemã de Juiz de Fora, Schmetterling Germanische Volkstanzgruppe, que organiza anualmente festas tradicionais na região da Zona da Mata, considerada a melhor festa germânica de Minas e por muitos, superior em qualidade gastronômica à de Blumenau. No domingo, se apresenta a Banda Berliner, de música alemã contemporânea.

Com o apoio do Consulado da Alemanha em Minas Gerais e da Belotur, a Oktoberfest Belo Horizonte é produzida pela Cria! Cultura, que organiza mensalmente o Harmonize, Bebida, Comida e Amor– um encontro das cervejarias artesanais harmonizadas com a culinária mineira. A Oktoberfst Minas já teve duas edições este ano, em Vespasiano e Contagem e pretende se expandir em 2017 para mais cidades do interior do estado.

No Brasil, a festa chegou com os imigrantes alemães no século XIX, porém foi na década de 1980 que as Oktoberfest se transformaram em grandes festas populares, com a criação das celebrações nas cidades de Blumenau-SC, Santa Cruz do Sul-RS, entre outras.

oktoberfest2_bh_2015_credito_divulgacao

oktoberfest9_bh_2015_credito_divulgacao

SAIBAM MAIS:

Informações para o público: (31) 3284-0709

Facebook = www.fb.com/oktoberfestminas

Instagram = www.instagram.com/oktoberfestminas

Ingressos (gratuitos): www.sympla.com.br/oktoberfest

 

Deixe uma resposta