5 coisas que você precisa saber antes de planejar sua viagem por Minas Gerais

Se você não me conhece pessoalmente, talvez não saiba que viajar por Minas Gerais sempre fez parte das minhas paixões. Muito mesmo antes do blog, sempre tive a curiosidade de conhecer as pequenas cidades que formam o meu estado, conversar com as pessoas que por aqui vivem e experimentar um pouco de cada cantinho de Minas.

No entanto, foi após a criação do “Coisas de Mineiro” que percebi que essa paixão deve ser compartilhada para que cada vez mais pessoas possam desfrutar dos encantos mineiros. Pensando nisso, resolvi escrever este artigo com 5 coisas que você precisa saber para viajar por aqui. Espero que você goste e que termine com muita vontade de vir para Minas! Confira!

Minas vai além de BH, Ouro Preto e Tiradentes

Se você está pensando em viajar por Minas Gerais, é provável que tenha considerado passar uns dias pela capital Belo Horizonte e, então, seguir para Ouro Preto e Tiradentes, duas das cidades que mais recebem turistas no estado. Isso porque esses destinos são mesmo incríveis e oferecem tudo que uma boa viagem precisa.

No entanto, os encantos de Minas não param por ai. Nosso estado é enorme e suas 853 cidades escondem opções para todo o tipo de viagem. Este ano, por exemplo, eu visitei um lugar pouco conhecido do norte de Minas: O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu – unidade de conservação que abriga um imenso patrimônio geológico e arqueológico nacional e que é um excelente destino para os amantes de trilha, natureza e história.

Também passei por Diamantina, Catas Altas, Araxá, Brumadinho, Monte Verde, Lavras Novas e muito mais e posso garantir que o que não falta é motivo para desbravar todas essas cidades. Ah, é claro, não poderia deixar de mencionar um dos lugares que mais amei conhecer no Brasil: Capitólio. Se você ainda não conhece, adicione na sua lista de viagens.

São tantas opções que não posso mencionar tudo em um só post, mas o objetivo desse tópico é dizer que Minas Gerais vai muito além do roteiro tradicional e que você pode encontrar em um só estado o destino perfeito para o seu estilo de viagem: temos gastronomia, cultura, cachoeiras, trilhas, serras, vilas, mercados, destinos religiosos e muito mais.

Capitólio/MG

Quanto mais diversa a sua mala, melhor

Assim como Minas tem destinos para todos os gostos, sua mala deve estar pronta para todas as situações. Falo isso porque conheço muitas histórias de quem vem para cá despreparado e acaba deixando de aproveitar algumas oportunidades por não ter a roupa ou o calçado adequado na mala.

Um exemplo clássico é quem viaja para Ouro Preto sem levar algum calçado baixo, fechado e confortável para subir as incontáveis ladeiras de pedras que dão vida à cidade. Acontece, também, de irem para as trilhas da Serra do Caraça sem nenhuma opção de roupa de banho por não saberem que existem cachoeiras por lá. E, claro, sempre tem quem vem para Minas achando que a temperatura se mantém constante durante os dias e as noites e acaba passando frio demais ou calor demais.

Ou seja, quando estiver arrumando a sua mala, não economize na diversidade dos itens: tenha em mente que você poderá encontrar de tudo no estado e esteja preparado para todo o tipo de situação. No entanto, se quiser um conselho, foque em roupas confortáveis porque provavelmente você irá andar bastante por aqui.

O verdadeiro luxo está no simples

Muitas vezes, quando pensamos em viajar, logo pensamos em procurar por bons hotéis e bons restaurantes no nosso destino, não é mesmo? E tudo isso é mesmo uma delícia, mas não é o que faz viajar por Minas Gerais ser tão especial.

A verdade é que, por aqui, o luxo mora na simplicidade. Luxo mesmo é poder sentar com calma para apreciar um café coado, poder observar as nossas montanhas, andar pelas ruelas das cidades históricas, conversar com os pequenos comerciantes e, claro, ser convidado para a cozinha das casas.

Por isso, mesmo que você não possa ficar hospedado no hotel ou pousada dos seus sonhos, mesmo que você não possa frequentar os melhores restaurantes das cidades, não deixe de planejar a sua viagem por Minas! Saiba que ela será um luxo de qualquer maneira.

Você vai comer o dobro do que está acostumado e ainda vai querer mais

Se você é mineiro ou se já esteve por aqui, sabe que a nossa comida é quase irresistível. Pão de queijo, queijo minas, frango com quiabo, feijão tropeiro, leitão à puruca, doce de leite e muito mais…

O que não faltará na sua viagem é oportunidade para saborear todas essas delicias. Afinal, uma das formas que nós, os mineiros, encontramos de demonstrar carinho pelos nossos visitantes é oferecer um espaço da nossa cozinha para algumas horas de conversa e comida boa.

Então, antes de vir, tenha uma coisa em mente: é bem provável que você passará os seus dias comendo mais do que está acostumado e que, ao final da viagem, ainda ficará com a sensação de queria um pãozinho de queijo a mais.

Você vai descobrir que o melhor de Minas é o mineiro

Tudo bem, todo mundo concorda que temos cachoeiras maravilhosas e construções históricas de tirar o fôlego, todo mundo sabe que acordar com um bom pão de queijo e com aquele cafezinho é uma das melhores coisas do mundo e que conhecer cada cidadezinha do estado é uma delícia, mas vamos combinar: o melhor de Minas Gerais é o mineiro!

Por isso, se você tiver a oportunidade de passar uns dias no estado, aproveite para conversar com as pessoas locais. Faça amizades, escute os famosos “causos mineiros” e desfrute da hospitalidade desse povo que é tão acolhedor.

Espero que este post tenha te deixado com mais vontade de viajar por Minas Gerais! E se for planejar a sua viagem, não deixe de conferir todas as dicas que já temos aqui no blog e no Instagram. Lembre-se, também, de que você pode ter um roteiro personalizado para uma experiência mineira incrível!

Você pode gostar

2 Comentários

  • Amei seu site! Viajar pelo meu estado é um dos meus planos após esta pandemia. Vai uma dica: o ideal é que antes de viajar deixe uns quilinhos prá trás, rsrs…
    A nossa culinária é a mais rica do Brasil!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: