Restaurante em Ouro Preto investe em pratos juninos e ensina a receita da canjica perfeita

Junho chegou e como boa mineira, já fico ansiosa pelas festas juninas e pelos pratos típicos da época.

Pensando nisso, decidi conversar com a Abadia e com a Marcela, do Restaurante Chão de Minas, para saber quais os pratos mais desejados nessa época do ano, porque confesso que eu desejo todos e não consigo estabelecer um critério.

Elas contaram que nos meses de junho e julho os pratos mais procurados pelos clientes são feijão tropeiro, canjiquinha, rabada e caldo de mandioca, de abóbora ou de feijão.

Como o restaurante está em Cachoeira do Campo, um distrito de Ouro Preto, o Umbigo de Banana também é muito consumido durante as festas juninas, então elas preparam pastel de angu com umbigo de banana e também o umbigo de banana puro, que as pessoas normalmente comem com uma polenta ou um angu liso. 

Não tem como explicar, é gostoso demais. Confesso que comi vários pasteis sem nem perceber. É que além de saborosos, lá elas deixam ele bem sequinho, com pouca gordura, então dá para sentir o sabor de tudo e o angu, mesmo frito, não fica tão pesado.

Na parte das sobremesas, os doces mais desejados são cocada, pé de moleque e canjica. A Abadia destacou que a canjica é a queridinha de todos, mas que poucos sabem como preparar da forma certa.

Curiosa como sou, perguntei o segredo e ela disse que a canjica, para ficar gostosa, precisa ter açúcar caramelizado e não leite condensado. Dá para acreditar?

Lá a canjica é até mais escura, porque elas trabalham muito tempo na caramelização do açúcar. O sabor é realmente diferenciado e claro que eu pedi a receita, então anota aí:

Canjica caipira Chão de Minas

Ingredientes:

1 pacote de milho de canjica
3 xícaras de açúcar
+ ou – 2 litros de leite
1 vidro de leite de coco
1 pacote de amendoim torrado
2 pedaços de canela em graveto.
1 pitada de sal

Deixar a canjica de molho em água de um dia para o outro. Cozinhar o milho em 1 litro de água , ½ litro de leite e a canela em pau, por 30 min na panela de pressão. Abrir a panela e conferir se já está macia. Deixar o líquido secar um pouco, mexendo para não agarrar na panela.

Em outra panela, caramelizar o açúcar, até derreter e obter uma cor de caramelo. Sem desligar o fogo, acrescentar 1 litro de leite e deixar o caramelo se desfazer e o leite engrossar um pouco.

Bater no liquidificar 1/2 copo da canjica já cozida com 1/2 copo do amendoim, e acrescentar juntamente com o restante da canjica cozida e o leite de coco na panela com o leite caramelizado.

Deixar ferver mais um pouco até engrossar. Acrescentar o amendoim e a pitada de sal. Acerte o açúcar a gosto. Se necessário acrescentar mais um pouco de leite.

Anotou? Se você fizer, passe aqui para me contar que eu quero saber se deu certo.

E olha só: nos meses de junho e julho todas as delícias juninas farão parte do buffet do Restaurante Chão de Minas, que fica em Cachoeira do Campo, um distrito de Ouro Preto.

Lá funciona com buffet de comida mineira no fogão à lenha e preservam as receitas mais tradicionais. Durante a semana o buffet é no quilo, mas nos finais de semana eles cobram um preço fixo (R$ 49,90 por pessoas) para que você comer à vontade e aproveitar não só os pratos salgados como também as sobremesas.

Além disso, a área de lazer é muito agradável, tem piscina, pula-pula e muita área verde para crianças. Eles não cobram a parte pela utilização, então dá para aproveitar momentos muito agradáveis por lá. 

Que tal a dica para o final de semana? Aposto que você vai gostar.

Ah, você pode terminar seu almoço de um jeito bem mineiro e junino, que é com uma boa cachaça. Que tal?

Informações Importantes:

Endereço: Rua Nossa Senhora Auxiliadora, 29, Centro, Cachoeira do Campo

E-mail: contato@chaodeminas.com.br

Telefones: (31) 3553.1384 ou (31) 98831-2533.

Fotos: Isabela Lapa/Coisas de Mineiro

Beijos, Isabela.

Deixe uma resposta

Rolar para cima