A escolha de um hotel não é uma escolha simples, afinal, quando decido fazer uma viagem, quero conforto, sossego e um lugar que me receba bem, para que eu possa me sentir em casa, mesmo fora da minha casa.
Mineira que sou, quero aquele bom dia com sorriso, aquele café quentinho e com boa qualidade, uma cama gostosa e claro, um lugar com vista linda, porque se vejo montanhas e praças arborizadas no meu dia-a-dia em BH, também quero apreciar o belo em dias de descanso.
Foi buscando todas essas coisas que encontrei o Hotel Toriba, em Campos do Jordão. Com muitos elogios e uma história interessantíssima, o hotel reúne todas as qualidades acima, e muitas outras.
Antes de contar detalhes do local, preciso dizer que saí de lá encantada com o atendimento e que os funcionários são maravilhosos, especialmente a Paula, que me recebeu de braços abertos e fez o impossível para tornar a minha estadia um verdadeiro sonho.
Vi que é assim que ela trata todos que passam por lá e percebi que a equipe é unida e competente, e isso me deixou muito orgulhosa e feliz. Adoro encontrar pessoas que trabalham com amor e que acreditam naquilo que fazem.
Bom, vou contar os detalhes agora!
Fundado em 1943, no alto da Serra da Mantiqueira, o local conta com quartos confortáveis, chalés para família, piscina, jacuzzi, sauna, academia, trilhas para caminhadas, fazenda, espaço para crianças com brinquedos e atividades interativas, biblioteca, spa em parceria com a L’Occitane, e muito mais.
Nos ambientes principais as paredes apresentam com pinturas lindas que foram feitas por Fulvio Pennacchi, desenhista, pintor, muralista e ceramista de origem italiana, que extraiu temas singelos relacionados à vida campestre e fez uma representação maravilhosa no hotel.
A vista é um espetáculo à parte e por onde você olhar, vai se encantar. As araucárias, lindas e imponentes, estão por todos os lados. Se não bastassem elas, os jardins do hotel também são floridos e muito bem cuidados, proporcionando uma paz enorme. Nada melhor que sentar, sentir o ar fresco e relaxar.
A parte da gastronomia também é riquíssima e o hotel com o Restaurante Pennacchi e o Toribinha. Com propostas diferentes, ambos atendem hóspedes e não hóspedes.
O Pennacchi Restaurante é um clássico na região e oferece menu contemporâneo, mesclando irresistíveis especialidades italianas com pratos que valorizam a culinária local. Para trazer novas e saborosas alternativas aos hóspedes e visitantes, o restaurante conta também com cardápio funcional, que inclui sofisticadas opções veganas e vegetarianas.
O Toribinha Bar & Fondue foi eleito várias vezes por revistas especializadas como o melhor fondue das montanhas e melhor ambiente para ir a dois.
Em 2018, para celebrar os 75 anos de existência, o Toriba produziu um rótulo próprio de vinho, elaborado na região. Em safra de 2014, a bebida foi criada artesanalmente a 1600 metros de altitude na Vinícola Villa Santa Maria, Vale do Baú, utilizando uvas orgânicas.
Com coloração vermelho rubi claro de tom límpido e brilhante, um dos destaques está no aroma agradável e sabor leve com toque terroso. Macio em boca, é agradável e possui taninos presentes e corpo leve.
Além da hospedagem, o Toriba promove eventos constantes para hóspedes e para não hóspedes, veja só:
– AVENTORIBA: expedições todos os sábados, por trilhas com guias profissionais, almoço ou piquenique gourmet.
– TORIBA MUSICAL: o hotel, conhecido como o mais musical de todo o Brasil, oferece, todos os sábados, o programa Toriba Musical, que sob a direção artística do pianista Antonio Luiz Barker, tem uma programação preparada para enobrecer essa belíssima arte e presentear os hóspedes e visitantes com repertórios diversos como recitais clássicos de piano e música instrumental, de canto lírico e ainda de jazz e música popular.
– CONFRARIA DE VINHOS: em encontros mensais, hóspedes e não hóspedes dividem a experiência com alguns dos melhores vinhos brasileiros e de outras regiões.
Quem estiver hospedado também pode participar da CHEF’S TABLE, que é uma aula de culinária, todos os sábados, com o Chef do Pennacchi.
Acredito que com tudo isso dá para entender que lá é um hotel que proporciona uma experiência única e completa. Ele atende muito bem casais em viagens românticas, famílias com crianças e grupos de amigos.
A programação é muito diversificada, então dá para passar dias e dias por lá, fazendo coisas bem diferentes. Inclusive, você pode aproveitar para tomar um chá da tarde especial, cheio de charme e delicadeza.
O chá é servido no Terraço Panorama e além de um cardápio com várias opções, existe uma experiência completa, que recebe o nome de Chá Panorama e vem servido em um prato de três andares, com uma seleção de delícias doces e salgadas e, em muitas ocasiões, ao som ao vivo de um piano clássico.
Olha que charme que é:
Decidi tomar o café no dia de ir embora e saí de lá com o coração repleto de afeto e com uma certeza: eu vou voltar!
Ah, claro que não fiquei só no hotel. Quem me conhece sabe que tenho o pé quente e não consigo, então em breve vou contar o que conheci em Campos, porque olha, a cidade é linda e muito especial.
Informações Importantes:
Endereço: Av. Ernesto Diederichsen, 2962, Campos do Jordão – SP
Telefone: (12) 3668-5000
E-mail: contato@hoteltoriba.com.br
Site: http://www.toriba.com.br/
Fotos: Aline Resende, colunista do Coisas de Mineiro e fotógrafa de arquiterura.
Beijos, Isabela.