Não sei se você sabe, mas o Cemitério do Bonfim é um ponto turístico oficial de Belo Horizonte, e é considerado um museu a céu aberto.
Além de contar com o túmulo de várias pessoas importantes para história da cidade, como Raul Soares e Otacílio Negrão de Lima, o cemitério também oferece uma aula de história, arquitetura e de arte.
Alguns túmulos possuem a coluna quebrada, para representar os rompimentos na estrutura familiar. Alguns mostram alegorias da caridade, outros destacam o caráter político do falecido, e por aí vai.
Vale destacar que o Cemitério foi construído em 1897, em uma parte alta da cidade, fora da Contorno, para separar o espaço dos mortos e a cidade dos vivos. Sendo assim, a vista ao fundo é incrível, como dá para ver nessa primeira foto.
Curiosidades não faltam e é impressionante o quanto é gostoso sair das regiões mais badalas da cidade e mergulhar na história. Digo isso porque no dia que fiz essa visita, na companhia do Daniel, do @casasdalagoinha, eu descobri não só o quanto o Cemitério do Bonfim é incrível, mas também o quanto a Lagoinha tem a oferecer.
Com certeza, ainda falarei sobre isso por aqui. Enquanto isso, incluam esse passeio no roteiro, vai valer a pena.
Beijos, Isabela.