Pronto! A contagem regressiva acabou e já é na sexta-feira o início do Fartura Brasil, o festival de gastronomia que eu mais amo e que vai deixar a cidade de Tiradentes ainda mais gostosa nos próximos finais de semana (entre 24 de agosto e 2 de setembro).
E como esse ano a cidade comemora 300 anos, os chefs mineiros serão as grandes estrelas do evento. Isso significa que vai ser lindo, muito lindo!
Nas praças, música, cozinha ao vivo, espaço de degustação, restaurantes com vários pratos especiais, vinhos, cervejas, produtos mineiros para você conhecer e claro, muita gente feliz…
Entre os restaurantes da praça teremos Albanos, Caê Bar e Restaurante, A Favorita, Taberna Baltazar, Bitaca da Leste, Uai Thai, Gourmeco, Via Destra, Casazul etc.
Na Cozinha ao Vivo a programação também está intensa e vários chefs estarão presentes para ensinar receitas especiais aos participantes. Vale mencionar Ivo Faria, Pablo Oazen, Caetano Sobrinho, Rodolfo Mayer, Ricardo Martins e Felipe Oliveira.
No espaço degustação, local em que chefs e profissionais envolvidos na área da gastronomia vão ministrar aulas teóricas gratuitas, e também demonstrar preparos e degustações de pratos típicos, falando sobre as riquezas gastronômicas de várias regiões do país, preciso destacar o projeto Primórdios da Cozinha Mineira, com a Vani Pedrosa do Senac. Esse encontro será as 10 horas do sábado, dia 25/08. Imperdível!
Mas se você prefere sair um pouco da programação das praças e curtir algo mais reservado tudo bem! Os restaurantes da cidade estarão com cardápios especiais para o evento e olha, eles estão de babar…
O Tragaluz, por exemplo, vai fazer um Menu em Cinco Tempos nos dias 24/08, 25/08, 31/08 e 01/09, e as opções estão incríveis. Preciso destacar a Pintada Tragaluz, que é uma Galinha d’Angola confitada com polenta cremosa, cogumelos de Barbacena salteados e crispy de couve, e a Costela Bovina braseada por 12 horas, desfiada e prensada, e servida com gnocci de batata e ora-pro-nóbis, farofa do Norte de Minas e legumes verdes.
O menu completo está no Instagram e as reservas podem ser feitas pelo telefone (32) 3355-1424 ou pelo e-mail tragaluztiradentes@gmail.com.
Também haverão festins exclusivos. Eles são jantares mais requintados, com menu em quatro tempos e com harmonização com vinhos especiais.
Esses jantares vão acontecer na Escola Senac e é necessário fazer reserva. Entre os participantes, Luiz Espadana, Léo Paixão, Ivo Faria, Flávio Trombino e Luciano Avelar. Os valores variam entre R$ 350,00 e R$ 390,00 por pessoa.
Os menus estão no site oficial do evento e recomendo que olhe já, porque com certeza a disputa estará grande.
Além disso, a Pequena Tiradentes, pousada que completa 18 anos esse ano, terá 2 jantares especiais apenas para hóspedes. Imagina que sensacional! No dia 24 de agosto o convidado é o Pablo Oazen, e no dia 1º de setembro o Emmanuel Ruz.
Ficou perdido? Eu também!
É tanta coisa boa, mas tanta coisa boa, que fica difícil decidir o que fazer. Mas para se organizar é só acessar o site oficial do Fartura que toda a programação está lá, dividida por lugares em muito, muito organizada (clique aqui).
Não foque só na comida, viu? A programação de música, teatro e cultura também está ótima. Tem jazz, violão, quarteto de cordas e até batuque de carnaval com o Bloco Magnólia.
Dia 25 de agosto vai acontecer o lançamento do Minidicionário da Gastronomia, uma iniciativa BH Airport na valorização da cultura mineira, e do do livro “Inventário Particular – Uma coleção de histórias, sabores e amores” do chef e escritor Felipe Rameh. Estou curiosíssima!
Eu tenho certeza que se você for ficará apaixonado, assim como eu! O problema é um só: o evento passará a fazer parte da sua programação anual, porque fica impossível não ir. 🙂
Ah, para hospedar opções não faltam. Eu vou ficar no Hotel Fazenda Pontal de Tiradentes e eles estão conferindo 15% de desconto para os leitores do site. O código é COISASDEMINEIRO, válido para reservas pelo telefone ou por e-mail: (32) 3355-1482 ou hotelfazendapontaldetiradentes@gmail.com.
E então, vamos juntos dessa vez?
Beijos, Isabela!