Conheça três grutas próximas a BH!

Eu adoro aproveitar o final de semana para fazer passeios curtos e conhecer lugares diferentes. Aqui perto de BH tem muitas cidades ótimas como Ouro Preto, Tiradentes e Catas Altas, mas nos arredores também temos três grutas incríveis que merecem ser visitadas: Gruta do Lapinha, Gruta do Maquiné e Gruta do Rei do Mato.

Se você visitou esses lugares na época da escola, em uma excursão enorme, repleta de amigos e de explicações cansativas da professora, saiba o seguinte: vale a pena voltar! Depois que a gente cresce a visão muda e a experiência é completamente diferente. Eu juro!

Sem contar que você pode sair de casa cedo, visitar uma gruta e depois aproveitar para conhecer melhor as regiões em que elas estão localizadas, conhecer um novo restaurante e respirar novos ares.

As três grutas que vou mostrar fazem parte da Rota de Grutas de Peter Lund, um paleontólogo dinamarquês que veio para o Brasil em 1833 e fez as maiores descobertas acerca dos animais pré-históricos e das grutas calcárias.

1 – Gruta do Lapinha em Lagoa Santa

Foi descoberta no ano de 1835 e é considerada uma das sete maravilhas da Estrada Real. A gruta possui oito salões que podem ser visitados e tem 511 metros de extensão. As formações são calcitas cristalizadas e você verá  estalactites, estalagmites e colunas.

Como ela está localizada dentro do Parque Estadual do Sumidouro, o passeio também compreende a visita a um museu arqueológico. A estrutura é excelente e você terá acesso a banheiros, áreas para café, loja de conveniência e muito mais.

Endereço: Estrada Campinho Lapinha, km 6 – Lagoa Santa
Telefone: 31 3689-8592

2 – Gruta do Rei do Mato em Sete Lagoas 

Considerada uma das 50 maiores cavernas de Minas Gerais, a Gruta do Rei do Mato possui 998 metros de extensão e o passeio é feito por meio de escadas e passarelas que levam os visitantes a um desnível de 30 metros.

Como ela possui formações de estalagmite e estalactite raras em todo o mundo, no ano de 2009 passou a ser considerada uma Unidade de Conservação Estadual de Proteção Integral.

Ao lado da Gruta fica a Grutinha, que possui pinturas rupestres que datam de seis mil anos e foram feitas com sangue e gordura vegetal.

Endereço: Rodovia BR-040, Km 472, s/nº – Sete Lagoas
Telefone: 31 3775-2695

3 – Gruta do Maquiné em Cordisburgo

Essa gruta possui sete salões explorados, que alcançam 650 metros lineares e um desnível de 18 metros. Ela foi descoberta no ano de 1825 e é repleta de formas arquitetônicas que foram esculpidas em razão do trabalho da água.

O passeio é interessante e bem interativo. Alguns salões são amplos, outros mais apertados, mas todos brincam com a nossa imaginação. Os guias mostrarão formas interessantes nas paredes: ursos, fadas, elefantes e muito mais!

Endereço: Rodovia MG-421, Km 5 – Rodovia Alberto Ramos – Cordisburgo
Telefone: 31 3715-1078

Espero que gostem das dicas e aproveitem!

Beijos e até a próxima, Isabela!

2 comentários

  1. Como você foi ? não encontro essas informações nos textos. Como chegar nas grutas?

    1. Oi, tudo bem?
      Eu fui de carro. O acesso às grutas é bem fácil, é só você colocar o nome delas no GPS que ele chega certinho.
      Não tem estrada de terra e todas tem uma portaria legal, onde vendem os ingressos.
      É bem fácil. 🙂
      Beijos, Isabela.

Deixe uma resposta