Tradição, variedade e qualidade em um só lugar: Mercearia Paraopeba, em Itabirito

Toda cidade do interior preserva aquele lugar tradicional: uma padaria, um açougue, uma vendinha, um carrinho de pipoca etc. Em Itabirito encontramos a famosa Mercearia Paraopeba.

Os registros remontam à 1884, em cadernos de anotação do clássico fiado. O lugar é assim: duas portas numa das principais ruas da cidade, defronte à Igreja São Sebastião, com uma verdadeira mina de curiosidades.

Não espere um lugar enorme, com leitor de código de barras ou separação em seções tal qual supermercado. Ali, as coisas estão todas juntas e misturadas, numa lógica de organização que só o dono entende. Digo, é uma maravilha para os olhos, bonito de ver! E tem de tudo: grãos e cereais vendidos no quilo, brinquedos, doces, queijos, cafés, cachaças, azeite, utilidades domésticas… e eu poderia continuar escrevendo e não seria capaz de contar tudo que tem dentro do pequeno espaço.

Ai você papeia com o pessoal que entra, prova um queijinho, um alho desidratado feito na casa, se perde no tanto de coisa e quando vê já está tomando uma cervejinha ali mesmo encostado no balcão. Não vá pensando que você vai demorar no lugar, porque é uma mercearia. Mas, acredite, você vai demorar no lugar, porque não é apenas uma mercearia. Percebi que ali as coisas tem um tempo próprio para você perceber que tudo está no seu devido lugar, cada pessoa que entra, cada produto que sai, cada história que você vai escutar.

A bala de leite embrulhada na palha (4,50) não chegou no carro! O café, embrulhado no saco de papel, é delicioso (não sei descrever um café, só sei que gostei). O canudo de doce de leite, o queijo nozinho, e tudo mais que compramos não é capaz de captar o lugar.

É daqueles lugares que em si, pela descrição objetiva, é apenas mais um lugar. Mas que é preenchido de significados não visíveis aos olhos. É um pedacinho da história viva, convivendo com o presente e se reinventando a cada momento. Quer um conselho? Vá! Vá e leve dinheiro em espécie (porque não aceita cartão) e não se arrependa. Compre tudo o que quiser comprar, porque vale a pena.

Ah, no ano de 2010 a Globo fez uma matéria no lugar, vale conferir:

Informações Importantes:

Endereço: Rua João Pessoa, 110, Centro. Itabirito.

Telefone:  (31) 3561-2656

Funcionamento: de segunda à sábado de 7:30 às 20 horas. Domingo de 07:30 às 12:00 horas.

Abraços e até a próxima, Fernando!

Deixe uma resposta