Oi gente, tudo bem?
O Centro Cultural do Banco do Brasil – CCBB está recebendo a exposição ComCiência, da artista australiana Patricia Piccinini. Com certeza muitos de vocês já devem ter visto algumas fotos e ouvido comentários, afinal, a exposição está um sucesso e dando filas e mais filas…
“Acho que o mundo nunca é completamente doce ou feio, e quero que meu trabalho reflita essa verdade. Além disso, gosto de colocar as pessoas em uma jornada que vai da repulsa até a aceitação” (Patrícia Piccinini em entrevista ao jornal Pampulha – 8 de outubro de 2016 – matéria por Bárbara França).
Eu fui conferir garanto a vocês que vale a pena! Conversando com uma das funcionárias do local, fiquei sabendo que todos estão surpresos com o sucesso da exposição, que já é uma das mais visitadas da história do CCBB de Belo Horizonte.
A Patricia Piccini apresenta criaturas fantásticas, assustadoras e ao mesmo tempo sedutoras, que são feitas com silicone e fibra de vidro. A proposta da artista é deixar o público chocado, para que consigam refletir sobre questões relacionadas ao racismo, à xenofobia e aos padrões de beleza sempre impostos pela sociedade.
Além disso, a artista também exibe alguns objetos com características distintas das que estamos acostumados, o que faz com a intenção de levantar questionamentos sobre a nossa ideia de autonomia e autossuficiência.
Sem dúvida a exposição possibilita momentos de muito entretenimento e reflexão. A mistura entre a ciência e a consciência, o conhecido e o desconhecido, o racional e o irracional é simplesmente brilhante! Visitem e tirem as suas próprias conclusões… Mas antes, fiquem com mais algumas fotos:
“À primeira vista, o trabalho da artista plástica Patricia Piccinini pode causar certo estranhamento. Mas basta um segundo olhar para o público se render ao universo criado por ela e entender o porquê de a exposição “ComCiência” ter atraído mais de um milhão de visitantes nos CCBBs de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. Na capital mineira, as esculturas pautadas no realismo fantástico e que parecem ter saído de filmes de ficção podem ser vistas a partir desta quarta-feira (12), no CCBB-BH” (Matéria do jornal Hoje em Dia – 12 de outubro de 2016, por Vanessa Perroni).
E tem mais:
Informações:
Endereço do CCBB: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte.
Entrada franca.
A exposição vai até o dia 9 de janeiro de 2017.
Beijos e até a próxima, Isabela.