No sábado a noite fomos convidados para conhecer o Escadabaixo. A casa, na verdade, é composta por duas propostas diferentes: na parte de cima, o Café Geraes, descendo as escadas, o Escadabaixo. Mesmo cardápio, músicas diferentes: em cima, piano jazz, embaixo, rock em 3 diferentes ambientes (Pub, Passagem e Jardim).
Logo na entrada havia uma fila, mas como tínhamos reserva procuramos o garçom e entramos sem demora. Assim que sentamos, fomos informados que a cozinha estava tendo problemas com o fornecimento de gás e que os pratos poderiam demorar um tempo maior para serem servidos. Como o objetivo era aproveitar a noite, entramos sem aborrecimento algum, e na verdade, satisfeito com a sinceridade e preocupação dos funcionários com o bom atendimento.
Ficamos no ambiente Pub, que tem teto rebaixado e iluminação mais fraca, o que atrapalhou um pouco as fotos, mas não atrapalhou em nada a noite, afinal, o ambiente é super descontraído e intimista. As paredes de pedra complementam a sensação de estar no porão de uma casa. Bebidas nas mãos, eu com uma cerveja Exterminador, Isabela com um Mojito, fomos explorar o cardápio.
Com ilustração bastante interessante, o cardápio traz opções tanto de petiscos, brusquetas, burguers, massas, carnes, risotos, sobremesas… várias opções! Decidimos pedir algo mais leve, e fomos de Salada Salamanca: mix de folhas com manga e tomatinhos, o que nos chamou a atenção foi o sorvete de iorgute e o brie envolto em uma massa filo. Sem dúvida uma combinação perfeita!

Para nossa surpresa, os pratos que em tese iriam demorar, vieram antes de terminarmos a salada. Se a cozinha estava mais lenta que o comum, imagino que o tempo de montagem dos pratos em dias comuns deva ser super rápido!
Isabela escolheu o Bife Caminito, bife ancho grelhado na manteiga de ervas. No entanto, ela pediu para trocar o spaghetti que vinha como opção no cardápio por purê de baroa, pedido que foi atendido após consulta ao chef. Embora a iluminação não tenha contribuído com a fotografia, não alterou em nada o prato: carne no ponto certo, macia e sabor delicioso.

Eu optei pelo Risotto Alla Crescione, um risoto de agrião e medalhão de filé com bacon, ao molho de vinho do Porto. O risoto não agradou tanto à Isabela, mas penso que seja pelo agrião; eu gostei bastante. A carne estava deliciosa, e o molho ficou super gostoso misturado ao risoto.

Como já havíamos comido bastante para apenas uma sábado, somente eu pedi sobremesa: Petit Gateau de chocolate branco, acompanhado de sorvete Chocolate Belga Häagen-Dazs. Quando cortei o petit gateau e o chocolate se esparramou pelo prato, a reação da Isabela foi instantânea e logo decidimos que teríamos que dividir a sobremesa!

Achamos interessante a casa se preocupar em informar sobre o problema da cozinha para todas as pessoas que entravam, e percebemos que isso não causou nenhum atraso desconfortável, já que todos pareciam estar super satisfeitos.
Recomendo o local para um happy hour, que facilmente será estendido até a noite, já que o cardápio também tem várias opções de cervejas, drinks e vinhos. Vale destacar que no mesanino existem algumas cervejas à venda, com preços menores que os preços do cardápio, e que podem ser levadas para serem consumidas em casa.
Saímos de lá super satisfeitos e com certeza indicamos a visita!
Vale destacar o atendimento simpático do Jerson, responsável pela portaria e pela condução dos clientes até as mesas, e do Rodrigo, do Israel e do Gabriel. Eu penso, e acredito que vocês também, que o atendimento é uma das coisas que mais importam em um lugar, e nesse quesito, o Escadabaixo foi impecável.
Informações Importantes:
Endereço: Rua Conde de Bobadela 122, Ouro Preto
Telefone: 31. 3551-5097
Obrigada pelo convite, Escadabaixo Bar Cozinha!
Abraços, Fernando e Isabela.
Quero ir conhecer …