Ouro Preto é uma cidade com um clima único. Encravada entre as montanhas, no passado o local chamou a atenção pela quantidade de ouro escondido em suas profundezas, mas atualmente ela ainda possui muitos atrativos que encantam cada vez mais. Entre sua arquitetura colonial e arte barroca, a cidade guarda sua maior riqueza: sua gente e seu jeito mineiro de ser.
Foi nesse espírito de contato com as raízes mineiras que fomos conhecer a Loja da Fábrica Ouropretana Cervejaria. Recebidos pelo Alan, um dos sócios da cervejaria, passamos uma tarde de muita conversa, petiscos e claro, cervejas!
Para começar, pedimos a tábua de degustação. O cliente pode escolher 5 dentre os 7 tipos de cervejas servidos atualmente pela casa, sendo que um deles é de uma marca convidada. Segundo nos contou o Alan, eles ainda irão acrescentar mais duas opções de sabor, o que só vai complicar um pouco mais a escolha. Contudo, como os preços são convidativos, não será difícil completar a degustação de todas as opções.
Gosto bastante de cervejas Pale Ale, e a Ouropretana não decepcionou: o aroma herbal e cítrico e sabor amargo equilibrado com o adocicado do açúcar mascavo conferem uma experiência bastante agradável. Uma surpresa foi a cerveja Café Larger, um produto novo e que em breve será envasado pela empresa, mas que já pode ser apreciado na loja. O processo de produção leva café extraído a frio, concedendo aroma e um sabor sutil de café, que agradou o paladar pouco afeito a cervejas da Isabela, que ficou fascinada com a cerveja. Difícil falar de todas as cervejas, tem que ir e experimentar!

Interessante é que a Ouropretana utiliza, sempre que possível, produtos regionais. Além de contribuir com a economia local, isso gera uma rede de produção mais sustentável e que privilegia as experiências regionais. Cada produto utilizado passa por uma escolha cuidadosa.
O café, por exemplo, tanto o servido para os clientes quanto o utilizado na cerveja, é da marca Uaimii, produzido no distrito de São Bartolomeu da cidade. A mostarda, o torresmo, a carne seca… todos os produtos são acompanhados de uma boa história sobre o local de origem.
Como a proposta da casa é servir cerveja, não podia faltar alguns petiscos para que o happy hour fosse completo! O cardápio disponível na parede, escrito à giz, intitula os petiscos de “Tentativas de Delícias”. Só posso dizer que, se a vida é feita de tentativas e erros, a Ouropretana superou a parte dos erros e acertou em tudo o que comemos!
Começamos com Pão de Malte, acompanhado mostarda Milagre de Minas, e geleias de limão capeta e doce da casca do limão feitas pelo Café Creme. O pão, feito com malte reaproveitado do processo de fabricação da cerveja, é levemente crocante e combinou muito bem com as pastas. As pastas, provenientes de produção local, agradaram tanto a mim quanto Isabela.

Na sequência, comemos a paçoca de carne, feita com carne seca. Pode-se comer do jeito que se quiser, mas optamos pela maneira tradicional mineira: coloca-se um punhado na mão, e se vira na boca! Deliciosa, e acompanha muito bem a cerveja.

Agora, o torresmo é diferente da maioria que se encontra nos bares por ai. Feito com a barriga do porco, esse torresmo não é apenas apenas aquela parte da pururuca, tem carne de verdade, e é muito saboroso. O limão caipira, colhido na própria fábrica da cerveja, dá aquele azedinho especial e complementa o sabor.

Como não poderíamos ir embora sem provar todos os tipos de cerveja, completamos a degustação com a convidada Belgian Blond, ótima cerveja, e a surpreendente Ginger Ipa, marcada pela refrescância do gengibre.
Ainda comemos o brownie de chocolate com café, banhado com três chocolates e ganache. Delicioso!
Além de tudo isso, também é possível comprar as cervejas e alguns produtos na lojinha. Destaque para o serviço de growler, que é o refil para levar o chopp para casa. Você leva um vasilhame de 1 ou 2 litros, escolhe o sabor de sua preferência, podendo guardar por até 07 dias na geladeira. Na lojinha, você pode comprar o vasilhame de vidro (1 litro) ou de cerâmica (2 litros), e depois de consumir, só voltar e encher de novo, por um preço bem camarada!
Gostamos de tudo: cerveja boa, petiscos gostosos e preço justo! Indicamos o local para quem quer tomar aquela cerveja e bater aquele papo com os amigos. Localizada no Bairro do Rosário, a cerca de 1 km da Praça Tiradentes, é possível ir caminhando até o local e aproveitar para adentrar e descobrir detalhes de Ouro Preto.
Informações Importantes:
Endereço: Rua Benedito Valadares, 250 – Rosário
Telefones: 31 98818-0646 / 31 98888-6715
Obrigada pelo convite, Alan e Ouropretana.
Abraços e até a próxima, Fernando e Isabela!
Dica anotada! Vou visitar na minha visita a Ouro Preto! Continue com as dicas Coisas de Mineiro 🙂
Kellen
E não deixe de experimentar pelo menos todas as cervejas Kellen! hehehe
Tenho certeza de que vai adorar =)
Pingback: Casa Garcia Armazém: uma novidade obrigatória
Pingback: Bené da Flauta: comida espetacular e vista maravilhosa