Oi gente, tudo bem?
Como vocês já viram, no último final de semana fui para Ouro Preto em parceria com o Hotel Solar das Lajes, e além de conhecer alguns restaurantes e voltar em outros, aproveitei para andar pela cidade mais uma vez pela cidade e reviver os cantinhos que eu adoro.
A primeira vez que fui para Ouro Preto eu era apenas uma adolescente e fui com a excursão do colégio. Sabe aquela coisa corrida, de entrar em museus, ouvir mil explicações, entrar em Igrejas, ouvir mais mil explicações, comer correndo em algum lugar, e depois voltar? Foi exatamente assim… Mas eu lembro que mesmo com aquela correria total eu voltei encantada pela história e pela arquitetura do local.
Depois daquela primeira vez, eu já fui várias outras e a cada visita me apaixono mais. O clima do local é leve, as pessoas são simpáticas, a vista é linda, a temperatura é agradável, e cada cantinho tem um detalhe especial.
É possível ir de várias maneiras: você pode pegar um mapa da cidade ou um guia de pontos turísticos e selecionar os museus e Igrejas que quer entrar e conhecer, ou pode ir e caminhar sem rumo para descobrir coisas diferentes e tentar se surpreender.
O Centro Histórico tem muita coisa, mas acredito que mais importante que conhecer tudo é preservar a qualidade do passeio, e qualidade para mim, quando me programo para aproveitar um final de semana, é tranquilidade e liberdade… Eu prefiro andar sem pressa, descobrir o que der, curtir o clima da cidade, entrar nas lojinhas, parar em algumas cafeterias, e passear sem destino definido. Ah, a cidade tem uma feira de artesanal muito legal que vou mostrar em outro post!
Como as Igrejas principais são maiores e você com certeza passará por elas nas caminhadas, uma sugestão é pegar um guia de Igrejas e enquanto caminha entre uma e outra, você aproveita para conhecer as coisas que chamarem a sua atenção.
Dessa vez, por exemplo, estava acontecendo uma exposição sobre Jazz no Museu Casa dos Contos, que possui uma parte de exposição sobre objetos usados pelos escravos e pelos Inconfidentes, e sobre a história das moedas. Eu já conhecia o museu, mas a exposição chamou minha atenção e eu aproveitei para conferir e passear novamente pelo local. Foi ótimo! 🙂
Vou colocar algumas fotos para que os que ainda não conhecem a cidade possam ter uma noção, e para que aqueles que já conhecem aproveitem para recordar os bons momentos. São muitas fotos, afinal, tem muitos detalhes lindos e eu não resisto a clicks, o Fernando também não, imaginem nós dois juntos? Um click por segundo e depois a dificuldade eterna de escolher o que mostrar…
Para começar, vou mostrar algumas das principais Igrejas, o Museu da Inconfidência e o Museu da Mineralogia. Como estava tendo o Cine Ouro Preto, havia um cartaz do evento bem na frente do Museu da Inconfidência, mas acredito que não atrapalhou as fotos…
Lindas, não? São patrimônios culturais e tanto e merecem atenção. Mas a verdade é que o eu gosto mesmo é das ruas apertadas, das casas delicadas, do detalhes e do estilo da cidade… Vejam algumas fotos:
Eu amo, gente! Parece que estou em outro mundo, tudo vira poesia para mim… Outro cantinho que gosto muito e acho bem fofo é a praça da estação do trem, que fica bem no final do Centro Histórico, mais perto da Igreja do Pilar!
Resumindo: é tudo lindo! Apesar de ser uma cidade pequena, sempre tem cantinhos a serem descobertos e programações interessantes, então vale a pena voltar sempre!
Espero que tenham gostado do post!
Beijos e até a próxima, Isabela. 🙂
Lindas fotos, linda cidade.
Pingback: Bené da Flauta: comida espetacular e vista maravilhosa
Pingback: Ouro Preto e a feira de pedra sabão