Encantos de Ouro Preto

IMG_0889

Oi gente, tudo bem?

Como vocês já viram, no último final de semana fui para Ouro Preto em parceria com o Hotel Solar das Lajes, e além de conhecer alguns restaurantes e voltar em outros, aproveitei para andar pela cidade mais uma vez pela cidade e reviver os cantinhos que eu adoro.

A primeira vez que fui para Ouro Preto eu era apenas uma adolescente e fui com a excursão do colégio. Sabe aquela coisa corrida, de entrar em museus, ouvir mil explicações, entrar em Igrejas, ouvir mais mil explicações, comer correndo em algum lugar, e depois voltar? Foi exatamente assim… Mas eu lembro que mesmo com aquela correria total eu voltei encantada pela história e pela arquitetura do local.

Depois daquela primeira vez, eu já fui várias outras e a cada visita me apaixono mais. O clima do local é leve, as pessoas são simpáticas, a vista é linda, a temperatura é agradável, e cada cantinho tem um detalhe especial.

IMG_6101
A parte mais linda da estrada!

IMG_1019

É possível ir de várias maneiras: você pode pegar um mapa da cidade ou um guia de pontos turísticos e selecionar os museus e Igrejas que quer entrar e conhecer, ou pode ir e caminhar sem rumo para descobrir coisas diferentes e tentar se surpreender. 

O Centro Histórico tem muita coisa, mas acredito que mais importante que conhecer tudo é preservar a qualidade do passeio, e qualidade para mim, quando me programo para aproveitar um final de semana, é tranquilidade e liberdade… Eu prefiro andar sem pressa, descobrir o que der, curtir o clima da cidade, entrar nas lojinhas, parar em algumas cafeterias, e passear sem destino definido. Ah, a cidade tem uma feira de artesanal muito legal que vou mostrar em outro post!

IMG_0868IMG_6548

Como as Igrejas principais são maiores e você com certeza passará por elas nas caminhadas, uma sugestão é pegar um guia de Igrejas e enquanto caminha entre uma e outra, você aproveita para conhecer as coisas que chamarem a sua atenção.

Dessa vez, por exemplo, estava acontecendo uma exposição sobre Jazz no Museu Casa dos Contos, que possui uma parte de exposição sobre objetos usados pelos escravos e pelos Inconfidentes, e sobre a história das moedas. Eu já conhecia o museu, mas a exposição chamou minha atenção e eu aproveitei para conferir e passear novamente pelo local. Foi ótimo! 🙂

IMG_1086IMG_1087IMG_1091IMG_7055IMG_1094IMG_7064IMG_1096IMG_1102IMG_7083

Vou colocar algumas fotos para que os que ainda não conhecem a cidade possam ter uma noção, e para que aqueles que já conhecem aproveitem para recordar os bons momentos. São muitas fotos, afinal, tem muitos detalhes lindos e eu não resisto a clicks, o Fernando também não, imaginem nós dois juntos? Um click por segundo e depois a dificuldade eterna de escolher o que mostrar…

Para começar, vou mostrar algumas das principais Igrejas, o Museu da Inconfidência e o Museu da Mineralogia. Como estava tendo o Cine Ouro Preto, havia um cartaz do evento bem na frente do Museu da Inconfidência, mas acredito que não atrapalhou as fotos…

IMG_6734
Museu dos Inconfidentes
IMG_6733
Museu dos Inconfidentes
IMG_0899
Museu da Mineralogia
IMG_0934
Igreja de São Francisco de Assis – contém as obras do Aleijadinho e na minha opinião é a mais bonita por dentro.
IMG_1067
Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar
IMG_6541
Igreja do Carmo
IMG_0884
Igreja de Santa Efigênia dos Pretos
IMG_6687
Igreja Nossa Senhora da Conceição
IMG_6775
Igreja Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia

 Lindas, não? São patrimônios culturais e tanto e merecem atenção. Mas a verdade é que o eu gosto mesmo é das ruas apertadas, das casas delicadas, do detalhes e do estilo da cidade… Vejam algumas fotos:

IMG_7195IMG_7073IMG_6579 - CópiaIMG_6247 - CópiaIMG_6703 - CópiaIMG_6766 - CópiaIMG_6507 - CópiaIMG_6566 - CópiaIMG_6500 - CópiaIMG_6671 - CópiaIMG_6239 - CópiaIMG_6234 - CópiaIMG_6216 - CópiaIMG_6213-001 - CópiaIMG_6209 - CópiaIMG_6208 - CópiaIMG_6207 - CópiaIMG_6204 - CópiaIMG_1077 - Cópia

Eu amo, gente! Parece que estou em outro mundo, tudo vira poesia para mim… Outro cantinho que gosto muito e acho bem fofo é a praça da estação do trem, que fica bem no final do Centro Histórico, mais perto da Igreja do Pilar!

IMG_6248IMG_6253IMG_6255

Resumindo: é tudo lindo! Apesar de ser uma cidade pequena, sempre tem cantinhos a serem descobertos e programações interessantes, então vale a pena voltar sempre!

Espero que tenham gostado do post!

Beijos e até a próxima, Isabela. 🙂

3 comentários

  1. Lindas fotos, linda cidade.

  2. […] passeio por Ouro Preto nós visitamos a Ouropretana e a Casa Garcia na sexta-feira, e no sábado reservamos o almoço […]

  3. […] post que eu fiz sobre a cidade de Ouro Preto mencionei a existência de uma feira de pedra sabão, e fiquei de falar sobre ela em outra […]

Deixe uma resposta