Outro dia, enquanto eu passeava por uma das livrarias de Belo Horizonte, me deparei com uma coleção chamada “Tesouros de Minas”. As fotos da capa já foram suficientes para prender a minha atenção e em poucos segundos eu estava sentada em um sofá com os três volumes no colo e claro, com um café para acompanhar.
Com fotografias de José Israel Abrantes e edição do Grupo Autêntica, pelo selo Autêntica, os livros retratam a riqueza de algumas das cidades mais importantes de Minas Gerais.
- Ouro Preto, Mariana e Sabará
- Diamantina, Circuito dos diamantes e Serro
- São João Del Rei, Tiradentes e Congonhas
Ao passar as páginas somos surpreendidos com imagens coloridas e sensíveis, que retratam o patrimônio arquitetônico, os encantos das ruas, o poder do artesanato e as histórias de pessoas que fizeram e/ou ainda fazem a diferença em cada uma dessas cidade.
Em meio às imagens existem algumas descrições curtas e essenciais. Por meio delas descobrimos detalhes importantes sobre os lugares e conseguimos compreender ainda mais a profundidade e a preciosidade do trabalho do José Israel. É realmente impecável.
Na parte dedicada ao Serro, por exemplo, me surpreendi ao saber que a cidade foi a primeira a ter o conjunto arquitetônico e urbanístico tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Observando as fotos de Tiradentes e São João Del Rei reforcei algo que sempre penso: não dá para visitar uma e deixar a outra de lado. Ambas conservam riquezas e histórias que merecem ser lembradas e apreciadas.
A experiência de apreciar livros de fotografia foi nova para mim. Confesso que, em geral, eu olho as imagens e penso: nossa, essa edição ficaria linda na decoração da minha sala. É que normalmente elas são lindas, né?
Mas talvez, por ser apaixonada por Minas e pelas cidades retratadas nessa coleção, eu realmente fiquei presa entre as páginas e fiz uma intensa viagem no tempo enquanto apreciava cada uma delas.
Gostei tanto que trouxe as três edições para casa e agora, depois de olhar várias vezes, estou aqui, recomendando para vocês. Com certeza são livros lindos para presentear ou colecionar.
Beijos, Isabela!
Lindo livro. Estou a procura de uma edição ou algum livro de MG em capa dura, grande, bem bonito. Se alguém tiver indicações, agradeço.