Beco das Garrafas: o paraíso para comer bem em Prado, na Bahia

Para finalizar as dicas maravilhosas sobre Prado na Bahia, lugar que já está na minha lista para voltar, preciso contar sobre o Beco das Garrafas, que é uma parada obrigatória para os que amam comer bem.

Iluminado e repleto e cor e alegria, o beco fica em frente à Igreja Matriz da cidade e é repleto de restaurantes que servem pratos de vários tipos, para todos os gostos e todos os desejos.

Nos dias que ficamos por lá visitamos alguns e confesso que ficou até difícil escolher o melhor. Sei que fiquei surpresa em todos os lugares, porque eles realmente capricham muito e oferecem temperos e combinações bem diferenciadas.

O interessante é a nossa viagem foi durante o Festival Gastronômico de Prado, que acontece anualmente, sempre com um tema diferente. Dessa vez, o tema era cinema e o desafio dos restaurantes era o de criar pratos que homenageassem grandes clássicos das telonas.

Então, na nossa saga, priorizamos os pratos do festival, afinal, eles eram novidade e estavam em destaque em todos os lugares, com fotos lindas que davam água na boca!

Passamos pelo Restaurante Jubiabá, um dos mais tradicionais da cidade, e experimentamos o “Amor Perfeito” inspirado no filme Mamma Mia. O prato era um Peixe crocante com purê de abacate e molho secreto, e estava uma verdadeira explosão de sabores.

Desde que cheguei de lá, meu objetivo de vida está sendo imitar esse purê, mas confesso que não sei nem por onde começar…

Também visitamos o Banana da Terra, que tem uma decoração muito linda e inspiradora. Eles prepararam um Risoto de limão siciliano com camarão crocante empanado no coco e chutney de manga, em homenagem ao filme Comer, Rezar e Amar, que passa pelas cidades da Itália, da índia e de Bali.

Para minha alegria, nós tiramos um dia para conhecer o Japa do Beco, que para o festival resolveu homenagear o filme Memórias de Uma Gueixa com o prato Tiradito de peixe branco, com molho cítrico de maracujá e limão. A criação estava espetacular, mas confesso que lá o que ganhou meu coração foi o Acarajapa, que eles criaram em um festival anterior e que foi o vencedor.

O prato é um bolinho de peixe com arroz japonês frito, recheado de camarão e cream cheese. Uma loucura completa!

Todos esses lugares contam com cardápios variados, pratos para compartilhar e muitas combinações interessantíssimas que vão te deixar com água na boca.

Mas se você prefere lanches, também é fácil encontrar no Beco. Eu juro, lá tem de TUDO!

Nós passamos pela Casa da Maju, um local especializado em crepes e petiscos em geral (acarajé, caldo, pastel etc), e provamos o crepe que ela preparou em homenagem ao Incrível Hulk: Massa de crepe leve com recheio de costela, acompanhada de onion rings e maionese temperada com bacon.

No último dia lanchamos na hamburgueria Tribos do Beco, que estava inaugurando na cidade, e tem um cardápio bem legal. Para o festival eles prepararam um combo de dois mini burgers, sendo um de carne de porco e um de peixe branco. A qualidade estava ótima e o de peixe branco foi bem surpreendente!

Não posso deixar de mencionar as sobremesas que encontramos por lá e que estavam de babar.

Primeiro, o Sorvete Vanilla, que tem sabores bem variados e é preparado na pedra. Para surpreender, eles prepararam um sorvete com o Licor Curaçau Blue, em homenagem ao filme Lagoa Azul. A combinação ficou bem diferente de tudo que eu havia experimentado até então, achei ousada e com uma tonalidade linda.

Depois, o maravilhoso e inesquecível Belo Café, uma loja de bolos e doces que entrou para a lista das doçarias mais incríveis que eu já tive oportunidade de conhecer na vida. Eles arrasam MUITO!

Para o festival eles decidiram homenagear o filme O Alto da Compadecida e criaram uma sobremesa especial. Nela, o personagem João Grilo veio em forma de um Brownie de cacau 54% com geleia de cupuaçu, enquanto o Chicó foi representado por uma torta de coco com creme de umburana, que é uma semente encontrada nas regiões tropicais do país. Que sabor, que delicadeza, que tudo!

Além dessa sobremesa também compramos um bolo de ninho sensacional, brigadeiros maravilhosos e experimentamos um Wafle com nutela e morango que uau… Sem palavras para descrever!

DICAS EXTRAS:

Todos os lugares acima são no Beco das Garrafas, mas quero destacar aqui a Casa da Maju, que fica na praia, de frente para o mar e capricha muito nos pratos e petiscos que serve. Lá experimentamos moquecas incríveis, com destaque para a que eles usam banana da terra.

Também provamos dadinho de tapioca, queijo coalho, bolinho de bacalhau, iscas de tilápia, uma caipirinha desconstruída maravilhosa e muito mais. O lugar é tão agradável que o tempo passa e a gente nem percebe.

Tudo estava delicioso, mas para além dos pratos, preciso destacar o atendimento gentil, que tornou nosso dia ainda mais alegre e especial. É impressionante como isso faz toda, toda a diferença.

Para finalizar, quero contar que o Belo Café tem uma unidade linda, com jardim, quadros espalhados nas paredes e mesas aconchegantes. Enquanto a loja do Beco é pequena e funciona o ano inteiro, essa loja é enorme e só abre em períodos de temporada. Uma delicadeza, um ambiente ótimo para relaxar e experimentar maravilhas.

Nem preciso falar que AMEI completamente esse passeio, né? A Pousada Casa de Maria é incrível, as praias de Prado são lindas e lá tem muita comida boa. É impossível não ficar feliz!

Já estou animada para os próximos passeios que virão em breve. Viajar, experimentar coisas novas e conhecer pessoas diferentes é sempre uma alegria!

Beijos e até breve, Isabela!

Deixe uma resposta