Acredite: você pode incentivar a cultura sem gastar quase nada!

Nós, aqui do Coisas de Mineiro, adoramos teatro, música, dança e qualquer tipo de evento cultural. Minas Gerais está repleta de manifestações que tornam essa terra ainda mais linda e que espalham alegria e esperança para todas as pessoas. Durante o ano de 2018 fomos em várias atrações e conseguimos sentir de perto as emoções que só a arte é capaz de gerar.

Acontece que para produzir essas belezas é preciso talento, tempo, dedicação, muito suor e dinheiro. Muitos grupos culturais não contam com verbas públicas e dependem de financiamento privado para se manterem, o que não é nada fácil.

O que nós não sabíamos é que todos podemos contribuir e o melhor: sem gastar quase nada! É que as pessoas físicas podem doar verbas a essas instituições e fazer o abatimento de um percentual no Imposto de Renda. Isso significa que, ao invés de pagar ao governo, o contribuinte investe em cultura e contribui com grandes manifestações artísticas.

Por isso hoje queremos falar sobre duas produções sempre vamos e adoramos, e que recebem doações com ou sem incentivo de dedução no Imposto de Renda.

Orquestra Ouro Preto

Foto: Íris Zanetti

A Orquestra Ouro Preto, que esse ano completou 18 anos, está repleta de grandes apresentações. Nesse ano, ficamos emocionados com “O pequeno príncipe”, curtimos a apresentação especial de aniversário com o som do Beatles participamos de vários espetáculos que agora acontecem mensalmente no Sesc Palladium.

O projeto deles, relacionado a esse abatimento no Imposto de Renda, chama Amigos de Ouro e os que aderem recebem vários benefícios e estímulos para que possam acompanhar o projeto ao longo do ano.

As informações detalhadas estão no site e também são repassadas pelo telefone (31) 3551-1228.

 

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Foto: Bruna Brandão

Outra orquestra que adoramos é a Filarmônica. As apresentações são maravilhosas e acontecem na Sala Minas Gerais, um espaço que só de chegar já causa emoção.

Com enfoque nas grandes obras do repertório sinfônico, a Filarmônica também possui apresentações gratuitas e a preços populares, e gostamos particularmente quando a orquestra toma conta das praças da cidade, colorindo os dias dos belorizontinos e levando música e arte para todos.

Para ajudar é só aderir ao programa Amigos da Filarmônica por meio desse link ou pelo telefone (31) 3219-9000.

Outras maneiras de ajudar

A melhor maneira de contribuir com as produções culturais é ocupando espaços. Se você não pode ajudar com dinheiro, contribua participando, indo e levando amigos e familiares para prestigiar essas e outras atrações. Tenho certeza de que vão gostar. E para saber da programação, só acompanhar nas redes sociais das orquestras e aqui no Coisas de Mineiro!

Abraços, Fernando!

Deixe uma resposta