Acabou a ansiedade! Vai começar o Festival de Gastronomia de Tiradentes…

Pronto! A contagem regressiva acabou e já é na sexta-feira o início do Fartura Brasil, o festival de gastronomia que eu mais amo e que vai deixar a cidade de Tiradentes ainda mais gostosa nos próximos finais de semana (entre 24 de agosto e 2 de setembro).

E como esse ano a cidade comemora 300 anos, os chefs mineiros serão as grandes estrelas do evento. Isso significa que vai ser lindo, muito lindo!

Fartura 2017.
Foto: Isabela Lapa/Coisas de Mineiro

Nas praças, música, cozinha ao vivo, espaço de degustação, restaurantes com vários pratos especiais, vinhos, cervejas, produtos mineiros para você conhecer e claro, muita gente feliz…

Entre os restaurantes da praça teremos Albanos, Caê Bar e Restaurante, A Favorita, Taberna Baltazar, Bitaca da Leste, Uai Thai, Gourmeco, Via Destra, Casazul etc.

Na Cozinha ao Vivo a programação também está intensa e vários chefs estarão presentes para ensinar receitas especiais aos participantes. Vale mencionar Ivo Faria, Pablo Oazen, Caetano Sobrinho, Rodolfo Mayer, Ricardo Martins e Felipe Oliveira.

No espaço degustação, local em que chefs e profissionais envolvidos na área da gastronomia vão ministrar aulas teóricas gratuitas, e também demonstrar preparos e degustações de pratos típicos, falando sobre as riquezas gastronômicas de várias regiões do país, preciso destacar o projeto Primórdios da Cozinha Mineira, com a Vani Pedrosa do Senac. Esse encontro será as 10 horas do sábado, dia 25/08. Imperdível!

Mas se você prefere sair um pouco da programação das praças e curtir algo mais reservado tudo bem! Os restaurantes da cidade estarão com cardápios especiais para o evento e olha, eles estão de babar…

O Tragaluz, por exemplo, vai fazer um Menu em Cinco Tempos nos dias 24/08, 25/08, 31/08 e 01/09, e as opções estão incríveis. Preciso destacar a Pintada Tragaluz, que é uma Galinha d’Angola confitada com polenta cremosa, cogumelos de Barbacena salteados e crispy de couve, e a Costela Bovina braseada por 12 horas, desfiada e prensada, e servida com gnocci de batata e ora-pro-nóbis, farofa do Norte de Minas e legumes verdes.

O menu completo está no Instagram e as reservas podem ser feitas pelo telefone (32) 3355-1424 ou pelo e-mail tragaluztiradentes@gmail.com.

Também haverão festins exclusivos. Eles são jantares mais requintados, com menu em quatro tempos e com harmonização com vinhos especiais.

Esses jantares vão acontecer na Escola Senac e é necessário fazer reserva. Entre os participantes, Luiz Espadana, Léo Paixão, Ivo Faria, Flávio Trombino e Luciano Avelar. Os valores variam entre R$ 350,00 e R$ 390,00 por pessoa.

Os menus estão no site oficial do evento e recomendo que olhe já, porque com certeza a disputa estará grande.

Além disso, a Pequena Tiradentes, pousada que completa 18 anos esse ano, terá 2 jantares especiais apenas para hóspedes. Imagina que sensacional! No dia 24 de agosto o convidado é o Pablo Oazen, e no dia 1º de setembro o Emmanuel Ruz.

Ficou perdido? Eu também!

É tanta coisa boa, mas tanta coisa boa, que fica difícil decidir o que fazer. Mas para se organizar é só acessar o site oficial do Fartura que toda a programação está lá, dividida por lugares em muito, muito organizada (clique aqui).

Não foque só na comida, viu? A programação de música, teatro e cultura também está ótima. Tem jazz, violão, quarteto de cordas e até batuque de carnaval com o Bloco Magnólia.

Dia 25 de agosto vai acontecer o lançamento do Minidicionário da Gastronomia, uma iniciativa BH Airport na valorização da cultura mineira, e do do livro “Inventário Particular – Uma coleção de histórias, sabores e amores” do chef e escritor Felipe Rameh. Estou curiosíssima!

Fartura 2016.
Foto: Isabela Lapa/Coisas de Mineiro.

Eu tenho certeza que se você for ficará apaixonado, assim como eu! O problema é um só: o evento passará a fazer parte da sua programação anual, porque fica impossível não ir. 🙂

Ah, para hospedar opções não faltam. Eu vou ficar no Hotel Fazenda Pontal de Tiradentes e eles estão conferindo 15% de desconto para os leitores do site. O código é COISASDEMINEIRO, válido para reservas pelo telefone ou por e-mail: (32) 3355-1482 ou hotelfazendapontaldetiradentes@gmail.com.

E então, vamos juntos dessa vez?

Beijos, Isabela!

Deixe uma resposta