BH tem programação intensa e para todos os gostos!

Já chegou a terça-feira e com certeza já tem muita gente na contagem regressiva para a sexta-feira à noite, de preferência após as 18 horas…

Por isso que vim contar que a programação da semana está ótima e que você nem precisará do final de semana para se divertir. Vai ter exposição inédita, inauguração de sorveteria e até concerto. Tudo isso de hoje até amanhã, dá para acreditar?

Mas a sexta e o sábado também prometem, então é bom guardar um pouco de energia, veja só:

Dia 07/08 – Início da Casa Cor

A CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas e reúne, anualmente, renomados profissionais. Em 2018 chega à sua 24ª edição em Minas Gerais, com 49 ambientes assinados por 86 profissionais das áreas de arquitetura, design de interiores e paisagismo do estado.

A programação noturna também será super agitada, com a presença de vários bares, restaurantes, festas e eventos que celebram a vida. É justamente essa atmosfera descontraída e animada que o Bar Bodeguita, bar oficial da 24ª CASACOR Minas, assinado pela arquiteta Isabela Vecci, apresentará ao público boêmio da capital.

A inspiração para o projeto do bar veio de uma viagem a Cuba. Influenciada pela experiência do diretor de conteúdo e relacionamento do evento, Eduardo Faleiro, que fez um pit stop na ilha mais populosa do Caribe no final do ano passado, poucos dias antes de visitar a CASACOR MIAMI, a arquiteta Isabela Vecci decidiu repetir o roteiro, em janeiro deste ano. Lá, ficou impressionada com o clima dos bares sempre cheios da capital Havana, com a alegria de seus frequentadores e, principalmente, com a presença da música em todos eles.

Foi partindo desta experiência e conceito, que o projeto do Bar Bodeguita, começou a tomar forma. A alegria que assimilou durante a viagem foi traduzida em um espaço descolado, perfeito para quem quer um tempero absolutamente fora do comum e ideal para quem não gosta de ficar parado. Embora a composição das mesas e cadeiras seja primorosa, a ideia é deixar todo mundo bem à vontade, transitando pelo ambiente.

Toda a operação do bar tem assinatura do selo #SECRETO, produtora de eventos especializada em atendimentos personalizados, que conta com festas consolidadas na rotina noturna de Belo Horizonte. Para o Bodeguita a empresa convidou Daniel Zago, especialista na gestão de bares e eventos de entretenimento para criar uma programação cultural e noturna especialmente para o espaço, que é aberto ao público e fica localizado no jardim frontal do casarão, de frente para um skyline que é considerado uma das vistas mais bonitas da cidade.

Outra novidade de destaque é que o Bodeguita é o primeiro bar de Belo Horizonte a contar com os dois novos lançamentos de bebidas destiladas que caíram no gosto do público mineiro: o Gin e o Whisky. A Baker escolheu o bar da mostra para promover o lançamento do Whiskey 3 Lobos e do Lebbos Hop Gin, as duas novidades da sua inédita linha de bebidas destiladas. Assim, o cardápio do bar conta com diversos drinks consagrados e mixologias inventivas que levam as duas bebidas em sua composição, além de três criações exclusivas para o Bodeguita, são eles: o Mojito (Rum Branco, Açúcar, Hortelã, Limão Tahiti e Água Gasosa), o Cuba Nueva! (Rum Oro, Limão Tahiti, Coca-Cola, Espuma de Limão Siciliano) e o Mai Tai (Rum Envelhecido, Suco de Limão Tahiti, Lico de Amêndoas, Curaçao), o Lebbos Reviver (Lebbos Gin, Cointreau, Limão Siciliano e Absinto) e o Burn the Starks (Três Lobos Whiskey, Carpano Rosso e Campari). O bar ainda conta com drinks clássicos como o Moscow Mule, Mimosa, Gin Tonic, Old Fashioned e Negroni, além de vinhos especiais e as consagradas e premiadas cervejas artesanais da Baker, que já são unanimidade entre o público cervejeiro.

O bar conta com assinatura do chef Matheus Gontijo, responsável por criações de comidas ideiais para petiscar e dividir com os amigos, mas também de pratos que surpreendem pelo sabor. O requinte do Bodeguita está na qualidade do que é oferecido, no ambiente bem pensado e no perfeccionismo do atendimento.  Será um bar aberto para a cidade, ou seja, para frequenta-lo, não será necessário adquirir um ingresso da CASACOR. Como se não bastassem tantas atrações, o bar traz ainda duas propostas que o público costumam ser certeiras: boa música e preços acessíveis.

Sucesso né? A visita é obrigatória para quem ama design, arquitetura, decoração e gastronomia.

CASACOR Minas Gerais

Quando: de 07 de agosto a 16 de setembro de 2018

Endereço: Rua Sapucaí, 383– Floresta- Belo Horizonte

Horário de funcionamento: de terça à sexta de 15h às 22h/ Sábados, de 13h às 22h e aos domingos e feriados de 13h às 19h.

Informações: www.casacor.abril.com.br

Bar Bodeguita

Quando: de 07 de agosto a 16 de setembro

Endereço: Rua Sapucaí, 383 – Floresta – Belo Horizonte

Horário de Funcionamento: de terça à sexta de 18h às 00h/ Sábados, de 12h às 00h e aos domingos e feriados das 12h às 00h.

Foto: Jomar Bragança

08/08 – Início da exposição São Francisco na arte de mestres italianos

A Casa Fiat de Cultura traz, pela primeira vez ao Brasil, a exposição “São Francisco na Arte de Mestres Italianos”, que  apresenta as fases mais relevantes da representação de São Francisco por meio de obras que se integraram à cultura local de toda uma época e que ainda encontram espaço na cultura ocidental por seus valores artístico, histórico e simbólico.

Entre as obras, o público conhecerá os quadros “San Francesco riceve le stimmate” (1570), de Tiziano Vecellio, “San Francesco sorretto da un Angelo” (primeira metade do séc. XVII), de Orazio Gentileschi, e “San Francesco confortato da un angelo musicante” (1607-1608), de Guido Reni, que também pintou a Bandeira de Procissão “Francesco riceve le stimmate (frente); San Francesco predica ai confratelli (verso)” (séc. XVII), “San Francesco d’Assisisi e quattro disciplinati” (1499), de Perugino, e “San Francesco riceve le stimmate” (1633), de Guercino. A exposição traz acervos de 15 museus de 7 cidades italianas: Galleria Corsini, Palazzo Barberini, Musei Capitolini, Museo di Roma, Museo Francescano dell’Istituto Storico dei Cappuccini (Roma); Pinacoteca Civica, Sacrestia della chiesa di San Francesco, Convento Cappuccini (Ascoli Piceno); Museo Nazionale d’Abruzzo (L’Aquila), GalleriaNazionale dell’Umbria (Perugia); Istituto Campana per l’Istruzione permanente (Osimo); Museo Civico (Rieti), Pinacoteca Nazionale (Bolonha) e Duomo di Novara (Novara).

A mostra conta, ainda, com uma importante obra de Ludovico Cardi (dito Il Cigoli), “St. Francis Contemplating a Skull” propriedade do colecionador e ator ítalo-americano Federico Castelluccio. O quadro virá de Nova York para integrar a exposição de Belo Horizonte.

Para proporcionar uma experiência imersiva e única, também haverá uma sala de Realidade Virtual que vai transportar o visitante da Casa Fiat de Cultura para a Basílica Superior de Assis (1228), na Itália, com o uso de óculos de tecnologia 3D.  Será possível caminhar por uma das mais importantes e belas basílicas do país e conhecer obras-primas do pintor italiano Giotto (1267-1337), artista símbolo dos períodos medieval e pré-renascentista.

Divididos em três blocos, os afrescos de Giotto representam 28 cenas da história da vida e morte de São Francisco, começando pela sua juventude, passando pela conversão até o processo de canonização do santo.

Participamos do café de apresentação para imprensa e saímos de lá encantadas. É imperdível e estará aberta ao público entre 8 de agosto e 21 de outubro, com entrada franca.

Endereço: Praça da Liberdade, 10 – Esquina com a Rua da Bahia (em frente ao Minas Tênis Clube I)

Foto: Aline Resende/Coisas de Mineiro

Dia 09/08 – Inauguração da Cold Stone no BH Shopping

Quem ama sorvete levanta a mão!

Se você levantou a notícia boa é que a Cold Stone Creamery, uma multinacional americana criada em 1989 e que conta hoje com mais de 1.400 lojas em mais de 30 países, agora vai chegar em BH.

Seus sorvetes estão classificados pela Food and Drug Administration (FDA), nos Estados Unidos, como um produto Super Premium. Ao todo, são mais de onze milhões de combinações possíveis de sorvetes, uma vez que ele pode ser customizado a partir de dezenas de ingredientes (chamados de mix-ins, pois são colocados dentro do sorvete) escolhidos pelo cliente e misturados sobre uma pedra gelada, que opera em temperatura de -9oC – daí o nome “Cold Stone”.

O sorvete – assim como os waffles e os bolos gelados – são preparados diariamente na própria loja. A qualidade dos ingredientes garante textura, cremosidade e sabor único ao produto. Além disso, uma opção para consumo em casa são os bolos gelados da marca. Nos tamanhos médio e grande, que servem de 8 a 14 pessoas, são seis criações assinadas sugeridas pela Cold Stone, que intercalam massa fofinha e muito sorvete.

A loja de BH será no BH Shopping e no dia 9 de agosto será realizado um Grand Opening para os clientes, a partir das 20h, com distribuição de amostras das principais criações assinadas. O evento é aberto ao público e o objetivo é apresentar o conceito da loja. Na ocasião, além das amostras distribuídas, a loja estará aberta para quem quiser comprar qualquer produto.

Que tal?

Endereço: BH Shopping – Piso Ouro Preto – ROD BR 356, 3049 – Belvedere

Telefone – (31) 2528-7537

Foto: Divulgação

Dias 09/08 e 10/08 – Concerto da Filarmônica de Minas Gerais

Na sexta-feira passada, dia 3 de agosto, eu estava em São Paulo e tive a oportunidade de ver a Orquestra Sinfônica Municipal se apresentar no Theatro Municipal. Foi uma noite incrível e eu me emocionei muito com a apresentação, que contou com a participação especial da violinista Rachel Barton Pine.

A notícia maravilhosa é que a Rachel estará em BH essa semana e vai se apresentar com a nossa Orquestra Filarmônica nos dias 9 e 10 de agosto, às 20:30h, na Sala Minas Gerais. Eu sei que recomendo a Filarmônica toda semana, mas dessa vez é uma recomendação especial.

As apresentações encerram o Festival Leonard Bernstein e o repertório contará com a obra Serenata, concerto para violino inspirado no livro Banquete, de Platão. Da antiguidade clássica o programa vai a duas obras consagradas na Broadway – o balé Fancy Free e o musical, depois filme, West Side Story, que leva a estória de Romeu e Julieta às ruas de Nova York. A regência é do maestro Fabio Mechetti.

Endereço: Rua Tenente Brito Melo, 1090, Barro Preto

Ingressos na bilheteria

Informações: (31) 3219-9000

Rachel Barton Pine
Foto: Lisa Marieazzucco

Dias 10/08 e 11/08 – Jantar a quatro mãos na Osteria Mattiazzi

A Osteria Mattiazzi é um restaurante delicioso que fica no Bairro Santa Efigênia e que está inovando e surpreendendo os clientes com os jantares a quatro mãos, que acontecem da seguinte forma: o chef Massimo Battaglini recebe um convidado especial para a elaboração de um menu diferente e claro, surpreendente.

O convidado da vez é o chef veneziano Ezio Pellizzon, que vai preparar um menu em homenagem à sua cidade e vai usar  iguarias como coelho, crustáceos, lula e risoto.

O jantar típico com entrada, primeiro e segundo prato + sobremesa custa R$ 139,00 por pessoa. As reservas podem ser feitas no próprio estabelecimento, mas que quiser reservar mesas para duas ou quatro pessoas também pode fazer pela internet, no site do Sympla (clique aqui). Convém mencionar que as bebidas serão cobradas à parte.

Segue, abaixo, o Menu:

Entradas: Salada de coelho, cogumelos e lascas de pecorino ou Espeto de crustáceos com creme de aipo e maçã

Primeiro Prato: Risotto All’Asolana de legumes orgânicos com parmegiano ou Paccheri com lula fresca, tomate Pachino e “Olive Taggiasche”

Segundo Prato: Copa lombo em redução de old negroni e maçã verde com batata baroa e páprica ou Steak de costelão prensado com purê de cenoura caramelizada e farofa ácida

Sobremesa: Profiteroles de doce de leite da roça, fonduta de chocolate belga e avelã tostado

Endereço: Rua Soledade, 26 – Santa Efigênia

Informações: (31) 3481-1658

Chef Ezio Pellizzon
Foto: Divulgação

Dias 10/08 a 12/08 – Verbo Gentileza

Na minha opinião, poucas frases são mais verdadeiras que aquela que diz que “o mundo precisa de gentileza”. A vida certamente seria muito melhor e muito mais leve se as pessoas começassem a praticar a gentileza diariamente e em todas as ocasiões: com a família, com os amigos, no trabalho, no trânsito e por aí vai.

É por isso que eu acho a proposta do Verbo Gentileza tão sensacional. O Festival faz um convite à evolução coletiva, com o objetivo de ceder espaço a quem tem o que dizer, ensinar, mobilizar e encantar.

Para isso, um portal enorme com fitas coloridas é pendurado em uma praça pública, e cada fita contém uma frase de inspiração. Olha que amor! 🙂

O evento conta com workshops, feiras, oficinas, arte, intervenções cênicas, espaço gastronômico e muita música. Entre as atrações confirmadas, estão as bandas Moons, Castello Branco, Orquestra Atípica de lhamas e Coladera, o bloco Sagrada Profana, a violinista Nath Rodrigues e os DJs Palomita, Divine e Naroca.

A programação ainda inclui cinema ao ar livre, roda de poemas com o Sarau Tramas, oficina de passinhos com o projeto cultural Lá da Favelinha e uma feira gastronômica em parceria com a Amadoria. Outro ponto alto será a aula de ioga com Guru Sangat Kaur Khalsa, doutora em epidemiologia e líder do Instituto de Pesquisa em Kundalini Ioga no Brasil.

A programação completa está no Facebook  e o encontro será nos dias 10, 11 e 12, na linda praça Floriano Peixoto, que fica no Bairro Santa Efigênia. A entrada é franca, mas é essencial que você leve sorrisos e amor!

Horários:sexta, 10 de agosto, das 17h às 22h | sábado e domingo, 11 e 12 de agosto, das 10h às 22h.

Foto: Rodrigo Tinoco

Dia 11/08 – Feira Aproxima: Produtos com Indicação Geográfica

Você sabe o que é um produtos com Indicação Geográfica (IG)? Pois bem…

O IG é um registro  conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado. Eles apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação, clima e saber fazer (know-how ou savoir-faire).

Em razão disso, a IG agrega valor ao produto verdadeiro e autêntico e protege as regiões originais, onde a disciplina no método de produção confere notoriedade exclusiva ao produto.

Seu registro proporciona melhoria da qualidade de produtos e serviços e viabiliza acesso a nichos de mercado. Possibilita, ainda, que os pequenos negócios estabeleçam um diferencial frente aos concorrentes, o que estimula o desenvolvimento da governança local, o aprimoramento dos processos produtivos e o incremento do turismo e das atividades culturais da região.

Legal, né? E são esses produtos especiais que estarão na Feirinha Aproxima no próximo sábado.

Realizado em parceria com o Sebrae Brasil, o evento terá a farinha de Cruzeiro do Sul, o cacau do Sul da Bahia, o socol de Venda Nova do Imigrante, o mel da Costa Oeste do Paraná, a cachaça de Salinas, a renda irlandesa de Divina Pastora, entre vários outros produtos como café, vinho e linguiça.

Para valorizar ainda mais os produtos, todos os chefs participantes da Feirinha irão cozinhar com pelo menos um IG. Serão cinco chefs convidados de outras cidades: Gil Guimarães (DF), Claude Campdeville (DF), Gladson (PR), Leo Hamu (DF) e Alessandro Eller (ES). Haverá também a participação de chefs mineiros como: Eduardo Maya, Gabriel Trillo, Ederson Campos, Cidinha Lamounier, Cida Gomes e Carlo Zangrando.

Claude Campdeville vai preparar uma homenagem aos mineiros: ‘Carta Fechada de Tomáz Antônio Gonzaga – Massa de pastel recheada com queijo da Canastra (Indicação Geográfica), linguiça artesanal e couve, servida com geleia de pimenta à parte. O chef Gil Guimarães, da Baco Pizzaria e da Parrilla Burguer, também vai fazer uma pizza frita napoletana, usando o Queijo do Serro. Ele é o atual ganhador do Prêmio Dolmã, como o melhor chef do Distrito Federal. Já o chef mineiro Gabriel Trillo vai preparar uma paella brasileira usando cachaça de Salinas (IG).

Vamos?

Será sábado, dia 11 de agosto, entre 10h e 17h.

Endereço: Museu Abílio Barreto (ruas Bernardo Mascarenhas e Josafá Belo, no bairro Cidade Jardim)

Entrada Franca

Dia 11/08 – Festival de Inverno de Nova Lima

A quarta edição do Festival de Inverno de Nova Lima confirma o evento como um dos melhores programas para quem curte jazz em Minas Gerais, com apresentações de peso e uma atmosfera bucólica, ideal para a família e os amigos curtirem um dia especial à beira da Lagoa dos Ingleses. O evento ia acontecer no dia 4 de agosto, sábado passado, mas foi adiado em razão das chuvas e será agora, dia 11, das 11h às 23h, com atividades culturais e de lazer.

Além de uma programação musical diversificada, com apresentações da britânica Jesuton, Chon Tai, Happy Feet Jazz Band e Márcia Quites, promete agradar a todos os paladares. Com curadoria do Gastropark, a área gastronômica do evento passeia por culinárias daqui e do exterior. O chef Irving Kraft, especialista em comida alemã, por exemplo, é uma das presenças confirmadas. Para o festival, ele preparou uma novidade. Além do famoso joelho de porco e de outros pratos típicos, como o salsichão com salada de batatas, ele lançará o Dog Alemão para os amantes de sanduíches. Ainda representando a cozinha internacional, estão o Pizza Sur, com suas carnes, pizzas e empanadas argentinas, e o Restaurante do Porto, famoso pelo bacalhau português.

Já para quem curte receitas brasileiras, e mais ainda as tipicamente mineiras, uma excelente opção é passar pelo Omília Restaurante. Outra possibilidade, de dar água na boca, é apreciar os deliciosos croissants, baguetes e ciabattas da Du Pain, que, além dos produtos artesanais com fermentação natural, também oferece uma carta selecionada de vinhos e azeites. O evento traz ainda para a praça gastronômica a tradicional Doce Docê, com seus doces e salgados – especialmente as coxinhas de catupiry – que conquistaram os belo-horizontinos, desde sua inauguração, na década de 1970. Já os fãs de fast food poderão desfrutar os melhores hambúrgueres artesanais da Bag Burger e Bronx Burger.

No bar, os adeptos de uma boa cerveja contarão um espaço assinado pela Krug Bier, patrocinadora oficial da festa, com diversas opções da primeira cervejaria artesanal de Minas Gerais. Quem optar pelo vinho, terá à disposição uma seleção dos melhores rótulos importados e distribuídos pelo Verdemar. Para os apreciadores do Gin, o Raro SkyBar (Othon Palace Hotel) oferecerá drinks com sua carta assinada pelo mixologista Filipe Brasil.

Data: 11/08/18

Horário: das 11h às 23h

Local: Alphaville / Lagoa dos Ingleses – Nova Lima, MG

Ingressos: R$50 (1º lote).

Disponíveis no site da Sympla

Joelho de Porco – Chef Irving Kraft

Dia 11/08 – Abertura da exposição Murro no Palácio das Artes

Olha que lindo! Dia 11 de agosto o Palácio das Artes vai receber a exposição Murro, que é uma Exposição coletiva de Pintura Mural e Grafite.

Com sete artistas convidados para ocupar o espaço expositivo – Denis LeroyHyperGomaGudSérgio Ilídio, Wanatta Rodrigues e Mujer (a única grafiteira do grupo) – as obras serão feitas diretamente nas paredes da galeria e o público poderá acompanhar o início dos grafites no dia de abertura, em um site specific, trazendo a linguagem das ruas para o Palácio das Artes.

A proposta vai possibilitar ao público uma relação diferente com uma prática artística marcada pelas relações urbanas de velocidade e efemeridade, trazendo os conceitos para um espaço contemplativo e livre de outras interferências visuais.

Buscando instigar a diferença entre passar andando por um mural e se deslocar especificamente a um lugar para percebê-lo, assim como a durabilidade das obras – que na rua, estão sujeitas à cobertura de outras pinturas –, a exposição Murro reforça a “troca de lugares” do grafite e dialoga com o público sobre o seu lugar nas Artes Visuais.

Eu amo andar pela cidade e ver os grafites espalhados, então com certeza vou adorar essa exposição. Já estou super animada para ver.

Endereço: Av. Afonso Pena, 1537, Centro

Palácio das Artes, dentro da Galeria Arlinda Corrêa Lima

Abertura: 11 de agosto, às 14 h

Exposição: de 14 de agosto a 28 de outubro

Gud – Divulgação

Dia 11/08 – Show dos Novos Baianos 

Depois de curtir uma ou muitas dessas dicas que eu dei para o sábado, você ainda pode aproveitar a noite em um show especial dos Novos Baianos.

Moraes Moreira, Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão desembarca em Belo Horizonte com a turnê dos Novos Baianos. ” Acabou Chorare – os Novos Baianos se encontram” acontece no próximo dia 11 de agosto no Km de Vantagens Hall, às 22 horas.

No repertório, o grupo traz sucessos como “Anos 70”, “Infinito Circular”, “Dê Um Rolê”, “A Menina Dança”, “Preta Pretinha”, “O Samba da Minha Terra”, “Swing do Campo Grande”, “Na Cadência do Samba” e muito mais. O grupo ainda permanece tão jovialm quanto aqueles amigos que, inspirados no movimento Tropicália dos anos 60, se levantaram diante das injustiças e usaram suas músicas como forma de expressão.

Endereço: KM de Vantagens Hall – Av. Nossa Sra. do Carmo, 230 – Savassi.

Ingressos na bilheteria ou no site do Tickets For Fun.

Domingo é dia dos pais, então recomendo que escolham um lugar bem gostoso para almoçar e curtam a data ao lado da família. É sempre bom, né?

Beijos e até a próxima, Isabela!

 

2 comentários

  1. Uehhh, hoje já é quarta feira? Euuu hein!!!

    1. Oi! Digitei errado, rs.
      Obrigada por avisar, já editei.
      Bjs!

Deixe uma resposta