Restaurante e Pousada completam 18 anos em Tiradentes!

Tiradentes é uma cidade linda que está fazendo aniversário de 300 anos. Com um clima agradável e romântico, o lugar tem excelentes pousadas e restaurantes, razão pela qual recebe turistas o ano inteiro.

Além dessa data tão importante, dois estabelecimentos maravilhosos da cidade estão atingindo a maioridade e completando 18 anos: o Restaurante Tragaluz e a Pousada Pequena Tiradentes.

Na primeira semana de julho tive a oportunidade de participar de uma viagem especial e visitar os dois lugares que representam tão bem a cidade que tanto amo.

A Pousada, que é luxuosa e completa, recebe esse nome por ser uma miniatura da cidade. Tudo é lindo e delicado e os quartos, cada um com uma decoração diferente, são em casinhas que ao lado uma da outra se parecem com um bairro antigo.

Por lá tem piscina aberta com jacuzzi, piscina aquecida, sauna, hidromassagem, academia, sala de massagem, sala de leitura, loja de artesanato e móveis, heliponto e muito mais…

Os quartos são bem bonitos e cada um tem um estilo diferente. Existem quartos com hidromassagem, quartos com varanda, quartos com banheiros duplos etc.

Se não bastasse tudo isso, a pousada tem vários espaços para eventos e casamentos. A Gabriela, proprietária do local, comentou que agora está realizando piqueniques personalizados para aqueles que querem festas pequenas, descontraídas, charmosas e diferentes.

E foi assim que fomos recebidos por lá, com um piquenique maravilhoso, veja:

Para deixar a tarde ainda mais especial, o Felipe Oliveira, Chef do Tragaluz, e a Beatriz, que trabalha na cozinha do restaurante, nos presentearam com uma sobremesa maravilhosa: doce de leite queimado com sorvete de queijo e nozes. Impossível não amar!

Eles contaram que o segredo da sobremesa é deixar o doce de leite dar uma leve queimada na panela, assim ele fica com o gosto todo especial. O sorvete, que é maravilhoso, é de São João Del Rei e quem faz é o Senhor Edson, que com certeza entende muito do assunto.

O interessante é que a pousada tem projetos de expansão e para o próximo ano está preparando uma quadra de tênis e várias casas independentes para aqueles que quiserem viajar em família. As casas não terão serviço incluso, mas os hóspedes poderão usufruir toda a área de lazer da pousada.

Depois do dia maravilhoso, o jantar foi no Tragaluz, restaurante que eu amo e já visitei diversas vezes. Com um ambiente intimista, à luz de velas e repleto de objetos de decoração que são cheios de história, o lugar é parada obrigatória na cidade.

Quem aprecia a culinária mineira e gosta de mergulhar em novos sabores e combinações, com certeza vai se apaixonar por tudo. No dia do jantar participamos de um Menu Degustação e tivemos a oportunidade de experimentar vários pratos que foram servidos em porção reduzida, mas que integram o cardápio da casa. Veja:

Snacks: steake tartare mineiro e pasta de galinha d’angola em chips de batata doce
Peixe sobre molho de cachaça da região e purê de banana da terra.
Bacalhau à lagareiro com batata gratin e maionese de bacalhau
Ravioli de queijo minas com molho de tomate e gratinado com queijo premiado da Lúcia
Raviolone de Rabada ao molho especial com farofa cítrica e brotos de agrião
Pintada angola confit glaceada com polenta cremosa, cogumelos e couve crocante
Costela de boi desossada com nhoque de ora-pro-nobis, legumes verdes e farofa do norte de minas
Goiabada Tragaluz: goiabada cascão prensada na castanha de cajú, frita na manteiga, deitada em cama de catupiry com delicioso sorvete de goiaba

Entre os pratos, o mais marcante foi a Pitada Angola. O sabor é intenso e muito diferente de tudo. O interessante é que a galinha d’angola é um ingrediente que marca a história do restaurante e além de estar em vários pratos do cardápio faz parte da decoração da casa.

A noite foi muito especial e os pratos foram harmonizados com vinhos da importadora Del Maipo. Quem visitar o Tragaluz pode conversar com o Hugo, que é o Sommelier. Com certeza ele terá muito prazer em passar todas as dicas e sugestões.

Dito tudo isso sobre o restaurante, preciso terminar comentando que nesse jantar nós tivemos a honra de escolher os pratos que eles vão servir durante o Fartura, evento de gastronomia que vai acontecer na cidade entre os dias 24 de agosto a 2 de setembro. São eles: Peixe sobre molho de cachaça da região e purê de banana da terra, Costela de boi desossada com nhoque de ora-pro-nobis, legumes verdes e farofa do norte de minas e Pintada angola confit glaceada com polenta cremosa, cogumelos e couve crocante.

Durante o festival eles terão um Menu Degustação no valor de R$ 195,00 com entrada, prato principal e sobremesa. Não estão inclusas bebidas e taxa de serviço. O restaurante vai abrir de quarta a segunda, sendo que nas sextas e nos sábados também estará aberto para o almoço.

Nem preciso dizer que os dois lugares são obrigatórios na cidade, né?

Informações:

Pequena Tiradentes – Av. Gov. Israel Pinheiro, 670, Tiradentes

Telefone: (32) 3355-1262

FacebookInstagram 

Tragaluz Restaurante Casa – Rua Direita, nº 52, Centro Histórico.

Telefone: (32) 3355-1424

Facebook – Instagram

Beijos e até a próxima, Isabela. 

Deixe uma resposta