A semana está intensa em BH, Ouro Preto e Macacos!

Período de férias, de inverno e de programações incríveis voltadas para gastronomia e turismo. BH vai receber um jantar especial, um evento delicioso para fãs de museus e uma feira incrível para quem ama vinhos.

Macacos e Ouro Preto estão em clima de festa com os festivais de inverno. Como amo os dois lugares, é claro que recomendo muito os eventos.

Vamos para a lista?

Última semana do Festival de Inverno de Ouro Preto

O festival de inverno de Ouro Preto começou dia 6 de julho e vai até o dia 22, então essa é a última semana para quem quiser curtir o evento na cidade que é maravilhosa e está com aquele clima frio delicioso…

A programação envolve oficinas, shows e gastronomia. O tema do Circuito Gastronômico esse ano é o tropicalismo, então a intenção é homenagear a alimentação de origem africana, indígena, portuguesa, espanhola e italiana, que tem tanta participação na nossa alimentação e na nossa cultura.

São vários os restaurantes participantes, entre eles o Chão de Minas, que preparou o prato Aquarela do Brasil: Posta de bacalhau em cama de ora-pro-nobis, batatas confitadas no azeite, cenouras caramelizadas e arroz com alho.

A programação completa do evento e a lista de restaurantes e pratos está no site oficial: http://festivaldeinverno.feop.com.br/

Prato do Restaurante Chão de Minas – Foto: Coisas de Mineiro

Jantar a 4 mãos na Osteria Casa Mattiazzi

A Osteria Casa Mattiazzi recebe no próximo dia 19, quinta-feira, a partir de 20h, um jantar a quatro mãos, assinado pelos chefsMassimo Battaglini, e Bruno Barboza, que atualmente gerencia o EVO Buffet, em Brasília (DF). O menu com entrada, primeiro e segundo prato, além de sobremesa, custa R$ 139 por pessoa. Bebidas são cobradas a parte.

Essa é segunda vez que Bruno vem a BH para um jantar a convite de Massimo [a primeira foi em julho de 2016 em um jantar na Salumeria Central] e ele promete um menu no qual mesclará a culinária italiana, que é a cara da Osteria Mattiazzi, com uma cozinha mais moderna e contemporânea.

Confira o Menu:

Entradas: Carpaccio de wagyu curado artesanalmente, legumes defumados a frio, castanha de baru e torradas da casa ou Polenta al nero di seppia grelhada com bacalbau alla veneziana e coulis de pimentão vermelho;

Primeiro prato: Torteli de berinjela defumada, pomodoro e coalhada ou Risoto de lagostin com ervilha e pecorino;

Segundo prato: Steak de rabo de boi e molho próprio com purê de grão de bico, castanha do Pará e ar de agrião ou Pato confit com purê de abóbora, toque de melaço, farofa de jambu e sálvia frita;

Sobremesa: Pudim de amora e praline de nozes pecan.

Valor: R$ 139,00

Endereço: Rua Soledade, 26, bairro Santa Efigênia.

19 de julho, quinta-feira, a partir de 20h

Reservas: (31) 3481-1658

No Sympla também estão sendo vendidas mesas para 2 e 4 lugares. Para comprar, basta acessar www.sympla.com.br/osteriaconvida.

Bruno Barboza

Aniversário Jabu Drinkeria

Vem aí a celebração do primeiro aniversário da Jabudrinkeria do Complexo de Entretenimento Chalé: dia 18 de julho, quarta-feira, a casa que conta com a curadoria de Bela Grecco assopra velinhas, apresenta seu novo menu e programação para a temporada ao som da Banda Cash em um soft opening concorrido.

Seguindo a proposta de bons drinks e comida para compartilhar, a casa mantém seu funcionamento em dias de semana e, abrindo mais cedo, é opção pra turma logo após o trabalho e faculdade, estendendo a “farra” pela madrugada sempre embalada por uma banda de pop rock e um bom DJ.

As novidades vão aguçar o paladar de quem curte a proposta da Jabu. O narguilé, tradicional cachimbo oriental à base de água, passa a completar a experiência do cliente na Jabu que vai oferecer o serviço gratuito de narguilé na área de fumantes.

Os detalhes – assim como a carta de drinks também – tem assinatura da produtora da drinkeria, Bela Grecco, que elaborou uma programação especial para o primeiro aniversário Jabu. As quartas-feiras são dedicada às mulheres, com festival de drinks para compartilhar, sempre com preço especial para elas. Pra fechar, a quinta chega em versão double: clássicos da coquetelaria em dose dupla e boa música pra embalar a farra neste que é um dos negócios do Complexo de Entretenimento Chalé.

Dia 18 de junho, quarta-feira, às 20 h.

Av. Professor Mário Werneck, 530 – Buritis

Bela Grecco – Foto: Divulgação

Festival de Inverno em Macacos

Macacos, distrito de Nova Lima que fica bem pertinho de BH, vai receber um festival de inverno que está com uma programação muito especial.

A festa será entre os dias 19 e 29 e contará com a participação de 13 restaurantes e bistrôs da região, que oferecem opções da baixa a alta gastronomia, além de apresentações musicais e teatrais.

Se não bastasse isso, estão previstas também muitas atrações culturais durante este período, para entreter o público em alguns dos restaurantes participantes e em outros pontos do arraial. O Sítio Bar e Restaurante, por exemplo, terá apresentações teatrais, recreações criativas e vivências lúdicas junto às crianças, com o educador e ator Miguel Safe e o Palhaço Bambulino, durante todo Festival.

O Mar Mineiropossui uma agenda de apresentações já definida: Tiago Nonato – banda de Jazz (20/07 – Dia Húngaro), André Duarte (21/07), Tom Nascimento (22/07), Raquel Calais – piano (27/07 – Noite Volare), Cláudio Silva (28 e 29/07). O Acervo da Carne recebe Maurício Moreira nos dias 20 e 21/07 (sexta e sábado) e a Associação Comunitária terá uma mostra de cinema no dia 20/07 – sexta-feira, com matinê às 18h e sessão às 20h e também uma exposição de fotos antigas do Arraial de Macacos e trabalhos de artistas locais, de 23 a 27/07 (segunda a sexta), das 10h às 21h.

O Sensorial Macacos também possui uma programação já fechada com shows de Gilberto Todt (19 e 26/07), Rafael Mourão (20 e 27/07), Jazz Duo (21/07), The Meacles (28/07) e ainda uma brassagem da cerveja da Casa no 22/07 e encerramento, no dia 29/07. E o Recanto do Suíço apresenta Banda São Quié – música brasileira regional no dia 21/07, pop rock de Thiago Feller no dia 22/07, Manú Domeneghetti (cantora italiana com o show ‘Mediterrâneo Tropical’) no dia 28/07 e Vilson Balbino, para fechar no dia 29/07, com show de MPB, Forró e músicas autorais. Todos os shows começam às 13h.

A Pousada Vila Solaris recebe Gilberto Todt, com suas versões acústicas de grandes sucessos do rock nacional e internacional das décadas de 60 e 70, nos dias 21, 22 e 27/07 e, no dia 28/07, Daniel Gama apresentará grandes sucessos de todos os tempos. Já no pequeno palco, em frente à Igreja de São Sebastião, será apresentado o musical “Inverno em Macacos”, nos dias21 e 27/07, das 20h às 23h. No dia 21/07, terá show com Trio de Jazz e MPB, no mesmo horário e no dia 27/07, vai rolar a Banda Festival Rock Pop de Macacos.

E atenção para uma dica muito especial: o Campagne Restaurante, lugar que eu mais amo na cidade, vai realizar um Festim no dia 20 de julho, sexta-feira, com um menu incrível:

  • Brandade de pupunha com consome de legumes tostados e queijo tulha
  • Bochecha de boi da floresta – bochecha de boi com cogumelos selvagens e purê de couve flor
  • Pain d’epice com compota de pêras secas, cambuci, pistache e jabuticaba

O jantar começará às 20h e as reservas podem ser feitas pelo telefone (31) 3547-7273.

Festa de encerramento: Uma grande festa irá marcar o encerramento do Festival Inverno em Macacos, no sábado (28/07), das 12h às 2h, apesar de os pratos e atrações ainda rolarem no domingo (29/09). Será a 6ª edição do JungleBier – Samba & Blues, no Bar do Marcinho. Todos os restaurantes participantes do Festival estarão presentes com seus pratos especiais, acompanhados das melhores cervejas artesanais, vinhos e espumantes, harmonizações guiadas, cultura cervejeira e grandes nomes da música mineira. As atrações musicais desta edição são os grupos Copo Lagoinha, Lady Hop and The Barleys e a cantora Luana Fogaça. Os ingressos podem ser adquiridos via Central dos Eventos: https://www.centraldoseventos.com.br/events/show/junglebier-inverno-em-macacos

Outras informações: http://www.invernoemmacacos.com.br/

Campagne – Foto: Divulgação

Noturno nos Museus

Dia 20, a partir das 18 horas, vai acontecer o projeto Noturno nos Museus, que é um projeto da Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

A ideia é uma visitação noturna a alguns dos principais museus da cidade, entre eles o Centro Cultural do Banco do Brasil, o Espaço do Conhecimento da UFMG, a Casa Fiat de Cultura, o Museu de Arte da Pampulha e o Museu Abílio Barreto.

Durante a noite e o início da madrugada o público de Belo Horizonte terá acesso a exposições, oficinas de arte, exibições de vídeos, instalações culturais, shows, apresentações de dança, espetáculos teatrais, entre outras atrações.

A programação completa está no site do evento (http://www.noturnonosmuseus.pbh.gov.br/programacao/) e eu deixo aqui a sugestão da visita à Casa Fiat de Cultura, que vai organizar um bate-papo com as com as artistas da mostra “Inarredáveis! Mulheres Quadrinistas” e proporcionar a visitação das três exposições em cartaz. O café da casa estará funcionando no horário.

Exposição Inarredáveis! Mulheres Quadrinistas na Casa Fiat de Cultura. Foto: Vinicius Prado

Feira Aproxima

Neste sábado, 21 de julho, Belo Horizonte recebe, pelo terceiro ano consecutivo, a “Feirinha Aproxima – edição Vinhos do Alentejo”. Das 10h às 17h, algumas das mais conceituadas vinícolas dessa região portuguesa irão apresentar, no entorno do Museu Abílio Barreto (ruas Bernardo Mascarenhas e Josafá Belo), cerca de 50 rótulos de vinhos alentejanos, entre clássicos – com vinhos de reserva, desde 2011 – até novidades recém-lançadas. Tudo isso, harmonizado com pratos exclusivos e produtos apresentados por chefs expoentes da gastronomia mineira.

Adega de Borba, Esporão, Dona Maria-Júlio Bastos, Herdade dos Coteis, Herdade São Miguel, Monte da Capela e Herdade da Figueirinha são os produtores confirmados no evento, com rótulos à venda em garrafa – a partir de R$ 22,50 – e também em taças. “Esta é uma edição especial, feita especialmente para os wine lovers da cidade. Quem for à Feirinha, se sentirá como se estivesse verdadeiramente em Portugal, mas com um toque da nossa gastronomia. A ideia é mostrar que os vinhos alentejanos são perfeitos para serem tomados em qualquer lugar do mundo”, destaca o idealizador do projeto, Eduardo Maya.

Dentre os estandes de comida, o público poderá experimentar petiscos como: polenta de canjica com ragu de galinha caipira, canapé de pão de queijo de pequi com confit de carne de sol, bolinho de feijoada recheado com calabresa e couve, torresmo com mandioquinha amarela, entre várias outras criações.  Entre os expositores confirmados estão: D. Lucinha, Delícias da Val, Cafeteria da Fazenda, Dom Viegas, Marcel Mesquita, Classe A, Queijo da Marisa, Sorveteria Universal, Java Chocolates, e Goiabada D. Vivinha (Ponte Nova).

Foto: Divulgação

Beer Horizonte

O arraial do Beer Horizonte abre suas portas para receber toda a família, em uma grande celebração julina no próximo dia 22 de julho (domingo), das 11h às 20h. Será no quarteirão da Avenida Getúlio Vargas, entre Avenida do Contorno e Rua Alagoas, fechado especialmente para a ocasião.A Fog Eventos é a idealizadora do evento, que tem entrada gratuita mediante retirada de ingressos via Sympla. O foco é trazer entretenimento com segurança para as crianças e tranquilidade para os pais.

Estão confirmadas 13 cervejarias artesanais, entre elas: Avessa, Confrades, Düun, Emmerich, Fatach, Krug Bier, São Jorge, Backer e Loba – e também food trucks com estilos variados de comida típica junina para fornecer os mais deliciosos comes e bebes para alegrar o público. Destaque para a decoração, que vai encantar a todos e ornamentar a Savassi e a dica para todos irem fantasiados a caráter, para curtir ainda mais a festa. A 1ª edição deste evento foi realizada em Sabará, no dia 08 de abril, com muito sucesso, depois em 29 de abril em Belo Horizonte e, desde então há uma edição todo mês na capital mineira.

Novamente nesta edição, a Recreart monta seu espaço kids,com um park com cinco brinquedos infláveis, vídeo games entre outras diversões para as crianças. A entrada é cobrada e o espaço conta com monitores para garantir a segurança e a diversão dos pequenos.

Data:22 de julho – domingo

Horário: 11h às 20h

Local: Quarteirão fechado da Avenida Getúlio Vargas (entre Avenida do Contorno e Rua Alagoas)

Telefone: (31) 4129-0191

WhatsApp: (31) 99441-0017

E-mail:beerhorizonte@eventosfog.com.br

Ingressos:https://www.sympla.com.br/beer-horizonte__318094

Foto: Divulgação

Essa semana não estou em BH, mas espero que aproveitem muito por mim!

Beijos e até breve, Isabela!

 

Deixe uma resposta